OS GARIMPEIROS DA MENTE



Autor Mani Álvarez
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/25/2007 5:02:36 PM
Um fato inédito está acontecendo nos últimos anos. Uma nova corrida ao ouro, talvez. Só que o ouro, desta vez, não se encontra no fundo da terra, mas nas profundezas da Mente. Ele veio anunciado por obras de ficção, como o filme Matrix, por documentários como Quem Somos Nós e O Segredo, e por livros que aprofundam o tema para um outro tipo de público amante da leitura.
Esses novos garimpeiros da mente descobriram que o tesouro está muito mais perto do que pensavam, e começaram a escavar fundo dentro de si mesmos. Mas muito depressa se deram conta de que esta não pode ser uma busca às cegas. É preciso mapa e instrumentos. Ou seja: método. E este método exige autoconhecimento, disciplina interior e persistência.
E eles começam a perceber que o que foi ocultado desde sempre foi justamente o Método. Este é o ‘segredo’! Sua posse confere poderes, e por isso não pode ser revelada senão aos ‘iniciados’.
Se tudo isso foi ocultado por milênios, porque vem à tona justamente agora?
Porque estamos nos aproximando do final de um ciclo cósmico. Aproximam-se tempos difíceis, de transformações internas e externas profundas, e precisamos estar preparados mental e emocionalmente para tudo isso. Pela primeira vez, ciência e misticismo falam a mesma linguagem. A revelação de um Método é confirmada pela psicologia Transpessoal, pela neurociência, pela física quântica, e por todos aqueles conhecimentos já ensinados há milênios pelas tradições do hinduísmo, do budismo, do cristianismo primitivo, e de todas as antigas escolas místicas da humanidade.
E o que revela esse Método? Que precisamos aprender, de uma vez por todas, a pensar e agir como seres vibracionais num universo vibracional. Isso significa que tudo que pensamos e sentimos emite uma determinada vibração que vai atrair de volta aquilo que foi emitido. Portanto, quando dizemos que somos responsáveis por aquilo que criamos, isto não é uma metáfora. É ciência.
Ainda não atingimos o nível máximo de nossa ‘humanidade’. Estamos por enquanto em fase de humanização. Mal sabemos como usar o fantástico potencial do complexo jogo neurológico de nosso cérebro. Ainda não conhecemos a excelência humana. Usamos menos de 10% de nossa mente em operações absolutamente tolas, simplórias e inconseqüentes. Nos deixamos levar por motivações psicológicas emocionalmente desorientadas e inconscientes. O resultado é que atraímos situações e realidades indesejáveis, que nos causam sofrimento, doenças e relacionamentos confusos e desastrosos. Aí caímos vítimas de um círculo vicioso. Quanto mais conflito atraímos para nossa vida, mais dependentes de soluções externas nos tornamos: remédios, drogas, barulho, agitação, agressividade... Como consequência, mais alienação e estresse acumulamos dentro de nós.
Como sair dessa armadilha criada por nossa própria mente?
Este é ‘o segredo’ tão bem guardado por pessoas que conquistaram o sucesso e a abundância na vida. A saída está bem perto de nós, na verdade, está dentro de nós.
O que dizem os místicos?
Tudo que há é um fluxo de bem-estar e abundância. Vejam a natureza, ela não resiste a este fluxo e tudo nasce, cresce e se multiplica. O ser humano é a única espécie que trava este processo através de algo que lhe é peculiar: o livre-arbítrio. Nós podemos dizer NÃO à vida. E é o que dizemos quando resistimos ao fluxo da abundância, escolhendo a inconsciência e a não-responsabilidade por nossas escolhas.
Obviamente, isto não é feito intencionalmente. Todos querem ser felizes. Mas nem todos querem assumir que esta é uma condição que tem alguns requisitos. Por exemplo, aprender a Arte da Permissão, ou seja, a de se permitir ser feliz. É comum um padrão de medo, de autodesmerecimento, de culpabilização que impede a entrega ao fluxo. Quando alguém permanece focado nesse padrão, ou seja, quando dá excessiva atenção a esse padrão, a pessoa começa a vibrar em ressonância com essas qualidades negativas. O resultado é imediato: depressão, desânimo, ressentimento, resistência.
Portanto, o primeiro passo do Método é aprender a ter controle sobre nossos pensamentos e emoções. Mais do que isso, orientá-los, administrá-los de acordo com nossos desejos. Aprender a reconhecer quando uma emoção negativa está se alojando em nossa mente e substituí-la por outra positiva. Criar aquilo que no hinduísmo se chama ‘propensão’ vibratória, ou seja, a força adquirida por um pensamento/emoção que se repete diariamente como uma oração ou um mantra. Jamais focar num pensamento contrário àquilo que se deseja; jamais permitir que uma emoção contrária ao fluxo do bem-estar e da abundância permaneça em nosso coração. Isto significa não dar alojamento à ira, à mágoa, à culpa, ao ressentimento, ao medo, à raiva. Pelo contrário, alojar e manter a alegria, a gratidão, a esperança, a fé, durante as 24 horas do dia.
Isto é a Lei da Atração. Se for verdade que somos seres vibratórios, irradie um sinal que vai atrair o que você deseja. A física chama a isso de ‘salto quântico’, você pode chamá-lo de poder pessoal, Eu Superior ou Graça Divina. Precisamos nos tornar exímios garimpeiros da mente para estarmos aptos a descobrir o ouro do novo momento evolutivo que se aproxima e, principalmente, para merecermos o nome de Seres Humanos.
Este tema será objeto do workshop no dia 30 de junho,
em Campinas, "O papel das emoções na criação da realidade".
Informações pelo telefone (19) 3258-6184
Texto: colaboração de Mani Alvarez
Doutora em Filosofia da Educação e Diretora do Instituto Humanitatis – Campinas.
Autora do livro “Psicologia Transpessoal: a ponte entre espiritualidade e ciência”
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 20




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |