Menu

Os sabiás sabem assobiar!

Atualizado dia 29/10/2007 18:55:16 em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Certos aromas, palavras e sons têm a magia de transportar-nos a remotas épocas da infância quando através de sensações, olhares e sentimentos típicos da criança, acompanhávamos a realidade à nossa volta tentando entendê-la.

Dentre os sons gravados na memória recordo-me da "sinfonia" dos sabiás, canto que associávamos ao início da época mais bonita do ano, a primavera. Como residíamos em uma casa que tinha um pomar nos fundos com várias espécies de árvores frutíferas, esse local atraía muitos passarinhos e entre eles o sabiá.

Chamava-me atenção o seu lindo canto de acasalamento e de exaltação à natureza e também a forma disciplinada, responsável e organizada como construía o seu ninho. Normalmente em lugares seguros e abrigado dos ventos e das chuvas torrenciais.

Assim como a felicidade do seu canto nos envolvia a partir do início da fase quente do ano, uma espécie de nostalgia antecipada fazia-nos lembrar que sua linda sinfonia acabaria quando terminasse o mês de dezembro. Porém, os bem-te-vis, as corroíras e os canarinhos, dentre tantas outras espécies, continuariam a cantar e dessa forma continuaríamos sendo brindados pela natureza através do canto de seus "primos". Isso nos confortava.

Hoje, passados mais de 40 anos, a sinfonia dessa espécie que tanto admiro permanece a mesma. Os sabiás continuam nos brindando como sua belíssima apresentação ao amanhecer. É um canto que se misturado com o de outras espécies torna o nosso dia mais radiante e a vida mais fácil de ser vivida.

Recentemente fomos premiados pela mãe natureza ao verificarmos que sabiás construíam seu ninho bem próximo à janela do dormitório, a meio metro do parapeito e embaixo da beirada do telhado da casa, na copa de uma folhagem de jardim de cerca de 5 metros de altura. Impressionados com a beleza natural tão perto dos olhos, observamos todo o ritual desde a fase de acasalamento, a difícil construção do reforçado ninho, os três ovos postos e o nascimento, semana passada, de três saudáveis filhotes que têm exigido da mãe muito empenho na busca de alimentos. E como outrora observava, verifico que o senso de orientação e de proteção dessa espécie permanece o mesmo: ninho protegido das chuvas, dos ventos fortes e de possíveis predadores.

Se observarmos atentatamente a natureza é pródiga e tem muito a nos ensinar. Indiferentes às guerras e aos males que afligem a humanidade, à mudança climática ou ao nosso mau humor, eles continuam a exaltar o seu cântico de amor à vida. Por isso hoje, olhando para trás, chego à certeza de uma lição de vida: com os sabiás aprendi a assobiar!

1° Curso de formação em Psicoterapia Interdimensional e Terapia Regressiva.

Psicanalista Clínico e Interdimensional

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa