PAPAGAIO LOURO, DO BICO DOURADO...
Atualizado dia 05/06/2007 10:26:07 em Autoconhecimentopor Allexandra Sanches
As músicas e cantigas de roda se perderam um pouco, mas essa frase martela na minha mente por causa dos recorrentes modismos globais. Eu explico: não falo da neurolingüística, a ciência, que pode ser considerada como tal porque tem metodologia, linhas definidas de pesquisa e um considerável arcabouço teórico e, sim, da pseudo-neurolingüística que se propõe a mudar um indivíduo, simplesmente, a partir de repetições.
Por favor, não me ataquem: é isso mesmo que acho. Repetir por repetir não muda a personalidade, não muda o contexto, não muda a situação. Pode mudar o estado de espírito e daí, alguns concluem que isto basta para modificar todo o resto... discordo. Nenhuma mentira, repetida exaustivamente ou não, tem o poder de transformar.
- Ah, Allexandra! Mas eu repito todos os dias: Meu saldo bancário é enorme! Eu sou rica! Eu sou próspera!
De que isso adianta? Energético mental, tipo "neurogatorade"? Engodo pessoal? A quem quer enganar? Claro que funciona, se junto com as afirmações, você trabalhar, der o melhor de si, estiver atento às possibilidades.
Concluo, então, que não são as afirmações, e sim, as ações concretas que o levarão a tal resultado.
Pense bem: qual é a diferença entre essas duas frases:
a) Eu tenho $100.000,00 em minha conta corrente.
e
b) Eu quero $100.000,00 em minha conta corrente.
Descobriram? Não é só um verbo, mas um pressuposto de:
a) estado concretizado, ou seja, se está lá, nada mais preciso fazer;
b) pressuposto de ação: eu quero determinada coisa, então, planejo, me organizo, ajo para alcançá-la.
Paralelamente a isso, um outro conceito contraditório está inserido nessas propostas, porque ou você é dono do seu destino e do seu caminho, ou deve entregá-lo ao universo, ao gênio da lâmpada, a quem quer que seja. O que você prefere?
Melhor do que afirmação é transformação. As palavras têm poder, sim. Tão poderosas são que podem nos paralizar. Num dado momento, PUF! alguém descobre que repetiu tanto que nem sabe mais o que falava!
Ligue-se às atividades transformadoras, aprenda como você funciona, potencialize os seus próprios resultados. Existem mil maneiras diferentes de fazer isso. Este site é um belo exemplo. Milhares de profissionais, por estas páginas, propõem atividades, terapias, vivências que o levarão a uma real modificação de comportamentos, ou, no mínimo, à resignificação de situações, que é um jeito complicado de dizer: veja a mesma coisa de forma diferente.
E atenção: ter fé na vida, em Deus ou numa Fonte de Luz, nada tem a ver com isso. Ser positivo, de um modo geral, é simplesmente maravilhoso. Encoraja-nos a querermos essa transformação. Agora, repetir por repetir...
Fica aqui o meu protesto: Entrem em extinção papagaios louros do bico dourado!
Um excelente dia para todos.
Allexandra Sanches
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 6
Conteúdo desenvolvido por: Allexandra Sanches Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |