PARA SENGHOR
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Autor Claudette Grazziotin
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 8/18/2004 6:48:07 PM
Senghor,
tenho nas mãos "Poèmes".
Abraço–o com amor e vibro.
Minhas mãos
calcinam-se no fogo
de tuas palavras crepitantes
que se incendeiam
no sol escaldante dos desertos.
Meu coração bate forte
contra teu livro,
pulsa com teu coração
num ritmo sincopado
de "tam-tams", "balas",
e "khalans".
Ecos de uma África
tão distante de nós
e tão dentro de nós.
Tu estás aqui.
Um vento alísio
te trouxe.
Eu estou aí.
Leva-me, uma saudade ancestral e
um aroma de "gongo" que exala de mim.
Planto-me em tuas areias,
flor do deserto.
Corre livre, minha alma, pelas tuas savanas.
E à sombra dos teus baobás, descansa
sua nudez inocente e sua lira.
Minha sede de beleza, sacio
na vertente pura da tua inspiração,
que se modela na fecundidade
das tuas cheias.
Teu canto, meu canto.
Dois, somos nós,
mas, o coração da poesia é Um.
11.06.2001
(*Leopold Sedar Senghor, o Poeta da Negritude, faleceu em 21 de dezembro de 2001, aos 95 anos de idade, na França, onde residia.)
PEQUENA BIOGRAFIA:
Léopold-Sédar Senghor nasceu no dia 9 de outubro de 1906, em Joal, cidade costeira ao sul da capital do Senegal, Dakar. Filho de pais ricos, teve uma infância sem problemas. Estudou em Paris, onde conheceu Césaire, com quem estabeleceu os fundamentos da "Negritude". Em 1945 é eleito deputado no Senegal e publica suas primeiras poesias: "Chants d´ombre". Em 1960 torna-se o primeiro presidente da República do Senegal, cargo que manterá até 1980. Doutor "Honoris Causa" de várias universidades, é eleito, em 2 de junho de 1983, como membro da Academia Francesa de Letras.
*** Léopold Sédar Senghor predizia: “Os africanos servirão à humanidade restaurando, com outros povos, a unidade do Homem e do mundo, reconciliando o espírito, o coração e a carne, o grão de areia e Deus.”
Senghor foi um dos maiores divulgadores da negritude, que se consolidava como um movimento cultural de resgate/construção da identidade negra, buscando desvelar a alma negra cuja característica essencial seria a emoção: "A emoção é negra, assim como a razão é helênica" (13). A atitude do negro frente ao mundo e aos outros é de abandono e comunhão. Em si o negro é um campo de impressão, que através da sensibilidade descobre o outro. Da mesma forma que nesta interação ele não vê o objeto, mas o sente, "é na sua subjetividade, no limite de seus órgãos sensoriais que ele descobre o outro" (14).
(13)"L´émotion est nègre comme la raison est hellène." L. S. Senghor, in AZOMBO-MENDA e ENOBO KOSSO, op. cit., p. 29
14. "C´est dans sa subjectivité, au bout de ses organes sensoriels quil découvre lautre." Ibidem, p. 29
retirado de
*** As Filosofias Africanas e a Temática de Libertação - Euclides André Mance(1)
IFIL - Instituto de Filosofia da Libertação - Curitiba, 1995
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