Pare de fazer comparações!
Atualizado dia 10/27/2022 3:49:51 PM em Autoconhecimentopor LIGIA GRECCO
Hoje quero falar com vocês sobre comparações. O que são comparações? Quando eu olho pra minha grama, olho pra grama do vizinho e penso "aquela grama é mais verde qua a minha", estou fazendo uma comparação.Segundo o dicionário da língua brasileira, o ato de comparar consiste em aproximar duas ideias similares, visando a criar polêmica, poética ou maior clareza. O que isso quer dizer? Vamos lá, analise comigo essas três vertentes:
1-Se criar polêmica com a comparação, cria-se também julgamento. Eu coloco duas situações de acordo com meu ponto de vista: a grama é mais verde porque EU acho que é, porque de onde EU olho parece...
2-Se criar poética com a comparação, cria-se também ilusão. Eu coloco as situações de acordo com o que eu sinto: a grama é mais verde porque EU sinto que na minha concepção, ela é melhor que a minha...
3-Se criar clareza, logo identifico aquilo que me incomoda. Eu coloco a situação de acordo com o que eu gostaria que fosse, mas sem foco ou objetivo:a grama é mais verde porque EU gostaria que a minha FOSSE a grama do vizinho...
E mais uma vez estamos criando pensamentos condicionados à autodepreciação. Tudo o que comparamos, faz com que nós nos julgamos, nos menosprezamos e criamos uma imensa ilusão de que tudo só está errado para nós. Que a vida do outro é maravilhosa e que tudo o que fazemos é ruim, torna-se ruim ou simplesmente não merecemos algo melhor.
Entende o que uma pequena comparação faz conosco? Eu gostaria de ser igual à "fulana", se eu tivesse o dinheiro do "ciclano", meu vizinho é um "boa vida", aquela pessoa não tem educação, aquela cidade é muito mais bonita que a minha, esse carro é melhor que o meu... e por aí vai.
E, no final das contas, você ainda pensa "eu seria muito mais feliz se fosse magra como aquela modelo, ou alto como aquele ator, ou se eu tivesse os olhos claros de fulano..." e aí percebe que você nunca terá, então nunca será feliz.
E tudo isso, toda essa pressão porque no SEU ponto de vista é melhor ser ou ter o que jamais terá. E sabe por quê? Porque criou esse sentimento de comparação. E nisso tudo você jamais se compara com o lado bom, a não ser que consiga denigrir o opositor: o meu casaco é muito mais bonito,meus filhos são mais comportados... Será que só aí você será feliz? Pare tudo, pare já com isso.
O negativo e a pressão que coloca em si mesmo (ou nos outros) faz com que você crie essas comparações infundadas. E senão tiver com o que ou com quem comparar? O que vai fazer?
Tente não comparar, assim não criará julgamentos. E se não julgar, não tem pressão. Logo estará feliz! É um treino, sei que consegue! Pense nisso.
Grande beijo e até semana que vem!
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 107
Conteúdo desenvolvido por: LIGIA GRECCO Autora da série de livros "Você mais feliz...", seu primeiro livro "Você mais feliz...com você" pode ser adquirido pelo e-mail: [email protected] ou pelo site https://www.clubedeautores.com.br/ Você pode se cadastrar também no curso de desenvolvimento pessoal e profissional através de rede social: e-mail para [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |