PASSADO, PRESENTE E FUTURO



Autor Deborah Valente B. Douglas
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/24/2006 5:39:22 PM
Recentemente lembrei do meu passado. Vi quantas coisas aconteceram comigo. Vi quantos desafios pude, com o passar do tempo, superar. Vi quanto idealizei de uma situação, mas que não passaram de idéias que não tive o poder de materializar. Vi mudanças de rumos que pareciam certos e, por obra de circunstâncias internas e externas, mudaram drasticamente. Vi fatos marcantes, principalmente os tristes, que consegui sublimar transformando possíveis traumas em doações, para que minha vivência fosse melhor.
E comparo tudo isso, agora com o presente. Ainda tenho desejos. Ainda tenho um rumo programado a seguir. Ainda tenho uma vida que não acho que vá mudar drasticamente, apesar de planos inovadores que possam alterá-la.
E no presente vivemos, muitas vezes exigindo muito de nós mesmos. Isso pelo apelo que a sociedade impõe para estarmos sempre em evolução e também, pela comparação de todas as dificuldades do passado, tentando preservar ao máximo um presente em que situações ultrapassadas não voltem mais a acontecer.
Mas o passado passou. Os erros podem ser corrigidos, porém de uma forma diferente. Dificilmente com as mesmas pessoas e dificilmente nas mesmas circunstâncias. Apesar da vida girar em círculos, nunca as mesmas situações se repetem de forma igual. Os traumas adquiridos lá atrás, já podem ter sido amenizados com o contato com novas pessoas o com o contato com novos acontecimentos. Porém, por mais que saibamos disso tudo, o passado sempre marca, dando uma direção para o presente recheada de um medo escondido no subconsciente. Muita gente pode falar: eu não tenho medo de nada! Mas então porquê não quer repetir os mesmos erros? Porquê não quer repetir as mesmas situações? Simplesmente receio de enfrentar as mesmas batalhas com as mesmas armas de outrora.
O passado marca muito e direciona nosso presente de uma forma bem racional, bem pensada, para que o futuro não venha com uma carga de desgostos que nós não estaríamos prontos para suportar.
O medo escondido ou o receio de repetir o passado, faz com que vivamos o presente de uma forma diferente, pensando sempre num futuro mais promissor.
Esse é o tempo linear ou em linha do nosso planeta que faz com que costuremos o presente com os pontos que escolhemos, formando assim um mosaico de cores e formas diferentes, mas apostando sempre que iremos nos aperfeiçoar na costura para que, no futuro, o mosaico esteja mais bonito.
O passado marcou. Mas podemos mudá-lo no presente. Do futuro nada sabemos, mas ansiamos sempre por melhoras.
Viver o presente sem carregar nenhuma bagagem é impossível, pois de atitudes e escolhas passadas vivemos agora. Viver só o presente sem pensar que cores irão colorir nossa vida daqui pra frente, também é impossível, pois se vivemos bem hoje, não queremos que a situação mude. Se vivemos mal, queremos que a situação melhore.
Enfim, carregamos sempre uma mala com linha e agulha para dar nós e pontos que nos assegurem o bom término da costura.
Essa é a roda da vida recheada de receios, anseios e pretensões. Começando a vida pelo presente que, com o tempo, se torna passado e caminhando sempre para o futuro.









Comecei no Stum em 2001. Escrevia artigos como forma de desabafo, mas vi que a qualidade não estava boa. Estudei bastante e me aperfeçoei na poesia. Hoje tenho dois livros editados, O UM e ATOS REVERSOS, sob o pseudônimo de Alma Collins. Escrever é a sublimação do pensamento posto no papel. Espero que gostem E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |