Menu
Somos Todos UM - Home

PASSANDO SUA HISTORIA A LIMPO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Paulo Rubens Nascimento Sousa

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 26/09/2011 16:33:18


Contar histórias é o modo mais antigo de se ensinar, é o veículo básico para a transmissão de cultura de uma geração para outra. É a faculdade humana que nos faz seres gregários, e vivermos em “função do outro”, porque o outro é a continuidade e o fermento da vida humana, onde nos projetamos até completar a jornada da alma. Carregamos em níveis mais profundos de nossas consciências, padrões de histórias, mitos, contos de fadas, estruturados como engrenagens que movimentam os fenômenos arquetípicos, psicológicos de nossas vidas.
Uma história é como uma cápsula com regulagem de tempo. Não se trata de coisa efêmera e momentânea, mas, sim, de algo que trabalha profundamente no nosso interior como uma potente força estruturadora, com seu tempo e ritmos próprios. Cada historia que movimentamos tem seu próprio tempo, inicio, meio e fim.
Nos dias de hoje perdemos o contato com as historias que conectam significados em nossas vidas. Nossos ancestrais primitivos se reunião em volta da fogueira para contar histórias. O homem antigo usava os mitos para ensinar os grandes padrões de vida aos seus filhos. Para assim, estabelecer conexão com a ancestralidade e padrões que sustentam nossos comportamentos e hábitos que servem como campo de força para iluminar e corporificar nossa historia humana.
Hoje em dia a fogueira foi suplantada pelo aparelho de televisão, pelo celular, ou pela tela do computador, onde ficamos o tempo todo a procura de conexões que, com freqüência nada tem haver conosco, nos levando a confusão e ao auto-engano.Vivemos um momento de banalização de nosso eu, de nossos valores e com isto, nos vemos numa situação de muito vazio e desorientação.
Grandes historias são feitas de grandes visões.Histórias são as moedas corrente do crescimento humano. Ao ouvir uma historia você acrescenta ou perde algo potencial em sua conta da vida, elas podem falar do valor de alguém, pode nos revelar que categoria são nossas facetas. Histórias movimentadas pelo medo, pela auto-piedade, pela sobrevivência, podem ser elevadas a um plano se significação libertaria, mudando o valor da visão que nutro da vida, dos mitos que formam meus padrões de crenças pessoais, operando um grande movimento de renovação e mudança de vida.
As histórias unem. Sozinho você esta limitado. Quando ocorre o intercâmbio, tanto você como a história se transformam. Histórias existem para serem contadas, partilhadas, elas precisam ser contadas e recontadas, ouvidas e ouvidas até revelarem seu significado. Freqüentamos terapeutas para contar nossas historias, para recordá-las, para nos lembrarmos em que ponto da história fomos feridos e por quem? - Para aprofundarmos o seu mais profundo significado. Encontramo-nos com nossos melhores amigos para contar historias. Na verdade, amigos íntimos contam historias uns aos outros. Entretanto, amigos verdadeiros não se chateiam com isso. Na verdade eles vão trabalhando em conjunto para revelar os fatos, para trazer a tona o sentido de nossas vidas.
Contar nossas histórias é um jeito de escutá-las, e ampliá-las. Tem gente que se torna chata na repetição de suas historias, pelo desespero de não ouvir ressoar significado algum em suas vidas. Elas estão congeladas, e não conseguem dar um passo para a conclusão e resolução de seus problemas, porque estão restritas por uma historia encurtada, interrompida que não conseguem se libertar.
O tempo é seu grande aliado da historia. Estabeleça um ponto onde você possa concluir suas velhas historias, em um foram felizes para sempre. Você pode fazer um divisor de águas, e a partir da li, começar a organização da sua nova vida. Termine ou se reconcilie com a historia que você estar vivendo e se dê o tempo de se preparar para uma nova historia, de deixar as coisas acontecerem. Ocupe-se em concluir o que você colocou em movimento, não deixe para trás o que você começou, conclua aquela etapa de vida e se perdoe se aquela não era a historia que você queria, mas que você viveu. E se lance ao sonho do que você quer contemplar em sua vida, como uma nova casa, um relacionamento pleno, estar realizado e feliz.
Comece por um genuíno desejo de mudar, esteja preparado para contemplar e alargar no tempo a sua nova historia. Você só poderá ver horizonte quando terminar a tarefa que é a velha historia, e poder se despedir dela com dignidade. Quando você cumprir o aprendizado que você colocou em movimento com suas antigas escolhas, você estará pronta para alargar seus sentidos em novos sonhos e anseios. Enquanto alarga a sua história, você também esta aprofundando e ampliando seus padrões de conexão pelo estender das capacidades do seu corpo, da mente e do seu espírito, então, pura e simplesmente você evolui; isto é, cresce até atingir profundos padrões, conexões e significado. E à luz dessa aceleração sem precedentes, você pode dirigir-se a sua “história” e dizer: “não quero mais isto pra mim, pra minha vida!”, “quero mudar minha vida!” Este protesto surge quando um enredo que se complica e que não lhe agrada, que lhe parece inconveniente e devastador ao desenvolvimento de sua historia pessoal, e você pode se sentir tão sufocado que tudo que pode acontecer é você sucumbir ali as suas forças ou dar um grito num basta, e por fim aos velhos vínculos que você mantém nutrindo o que não serve mais para você e se liberta de tudo e renova a vida.
Este é um ímpeto de cura e de transformação pessoal, que acontece quando você toma conta de como você vem vivendo a vida e atraindo as suas historias e pensar consigo, que você é merecedor de historias de profundidade, relacionamentos plenos, trabalhos felizes, realização econômica, saúde. E que você pode passar sua historia a limpo e passar sua vida por um estagio de purificação onde você possa ver sua estima se renovar, em novos relacionamentos saudáveis, em reconhecimento profissional em novo potencial criativo e que você é o arquiteto que vai construir tudo isto em sua vida.
Quando você constrói esta relação com a vida a vida te dar mais e mais experiências positivas. Esta é a via positiva da vida que alcançamos numa relação altruísta com
Deus e com o universo. Quanto mais você aprofunda-se neste conhecimento da vida e de seu funcionamento, mais você vai gozando de seu livre arbítrio, e curando de seus carmas e com isto podendo compor historias de amor, felicidade e auto-realização. Conte sua historia, escreva e olhe para ela, e veja se o mito que você estar vivendo já não pode mudar?

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 52


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Rubens Nascimento Sousa   
PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa