Paz e Harmonia no Consenso
Atualizado dia 6/26/2006 4:26:53 PM em Autoconhecimentopor Jaqueline Macedo
O foco primordial do processo de consenso é direcionar a aceitação do outro para a obtenção de paz e harmonia no grupo ou comunidade. As diferenças e o conflito não devem ser evitados mas, sim, aproveitados para a consecução do objetivo final do grupo, seja para a adoção de uma decisão segura, seja pela oportunidade de participação de todos. Mas a forma de solução (se é que existe) dessas diferenças é o que leva o consenso a uma dinâmica construtiva.
No início do processo ficam evidenciadas as diferenças na Unicidade... somente depois, quando rompida a casca de proteção, é que podemos observar o outro como parte de nós mesmos e somente aí começamos a perceber que teremos que “ser” livres para a plena aceitação de um processo de crenças diferente do criado, em vários níveis, para nós mesmos.
Talvez esta seja a parte mais importante da dinâmica do consenso como fonte de decisão do grupo, ou seja, a forma como cada participante do processo faz a leitura do outro, como cada parte aceita em profundidade a diferença do outro, e que existe outra forma de caminhar, e que ele pode, nem que somente temporariamente, participar de outra forma de olhar o mundo... de caminhar no mundo.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 8
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |