PENSAR PRODUTIVO
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Ivete Costa
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/22/2009 2:18:10 PM
O ato de pensar como algo prazeroso. Prazeroso por quê? Porque nos ajuda a conquistar nossas metas e sonhos de maneira mais produtiva, econômica, em menos tempo, com foco, direcionando nossa mente e energia para o que queremos. O que você quer para sua vida? Ajuda-nos a mudar o que for preciso de forma tranqüila e calculada, a administrar nosso tempo, a sermos únicos e originais, criativos, independentes e livres da excessiva dependência da opinião alheia.
Vamos refletir sobre alguns fatores que podem dificultar o pensar produtivo?
- impulsividade: reagimos aos estímulos internos e externos sem reflexão, avaliação e escolha raciocinada de como agir. “Não tive paciência, falei e pronto!”. Não temos paciência para pensar e ponderar sobre a melhor forma de responder aos fatos. Antes de agir, nos acalmar para avaliar melhor o problema e verificar alternativas.
- dependência: muitas vezes diante de um problema nossa primeira reação é pedir ajuda, sem ao menos pensar sobre o assunto de forma produtiva e levantar alternativas e hipóteses de solução. O outro pode nos auxiliar e é saudável compartilhar com quem nos sentimos seguros e temos confiança. Esta pessoa, inclusive, pode ser um profissional, um terapeuta. Mas não podemos nos esquecer da nossa capacidade de pensar, refletir, analisar. Vamos usar também nossos potenciais!
- dispersão: diante de um problema, ao invés de nos concentrar em buscar alternativa, pensar e planejar uma estratégia eficiente para vencê-lo, nos dispersamos e começamos a divagar (“Por que comigo?”. “E agora? Não tem saída!”. “Eu não consigo!”. Enquanto isso... o problema está crescendo, se desenvolvendo, ficando robusto e forte. E conseqüentemente, mais trabalhoso para resolver).
- acomodação: “Rever a forma de agir e de pensar?” “Pensar em alternativas para resolver os velhos problemas?”. “Mudar?”. Nosso sonho secreto é de que a nossa vida mude, sem precisarmos fazer nada (ou o mínimo), para que isso aconteça! Impossível! Ou, que as pessoas mudem, ao invés de nós mudarmos a nossa atitude diante das pessoas e acontecimentos. Vamos pensar, direcionar nossa mente e começar a construir a vida que queremos ter e ser.
- rigidez: podemos ficar amedrontados diante da possibilidade de ver novas formas de fazer as coisas, de mudar. Desenvolvemos resistências a novas idéias, ao convite de verificar novas alternativas e possibilidades, ficamos apegados ao “nosso jeito de ser”, como se fôssemos seres estáticos e imutáveis. A resistência pode estar associada ao medo de errar, de ser criticado. Se você observar que há resistência as mudanças, reflita: “Qual a causa desta resistência?”. Pense em mudar algo em sua vida e observe a sua reação. Como você reage à possibilidade de mudança? Imagine que a resistência é uma pedra de gelo e, aos poucos, ela derrete e você sente-se confiante para seguir em frente.
- insegurança: quando duvidamos de nossa capacidade de pensar e não damos crédito as nossas idéias, a tendência é nos esquivar desta prática. Quanto mais nos afastamos das oportunidades de pensar, analisar e avaliar algo, mais dificuldade teremos de fazê-lo quando surgir um problema. Não se preocupe em “pensar direito e certo”. Pense sobre a vida, a natureza. Pense sobre a ética, a família, Deus e o amor incondicional. Pense como você está vivendo, e se está vivendo de acordo com seus princípios e dentro do que acredita e professa. Se dê a oportunidade de rever, reavaliar e ampliar sua capacidade de pensar e refletir. O treinamento traz o aperfeiçoamento!
- preguiça: procuramos respostas prontas para nossos problemas e desafios; comidas prontas, roupas prontas, tudo pronto, basta um telefonema e... está tudo pronto! Sem nenhum esforço de nossa parte. Tudo isso é ótimo, é a modernidade, o progresso e a tecnologia. Mas, em compensação, pode representar a regressão da nossa capacidade de pensar, criar, analisar, levantar alternativas e hipóteses, escolher, planejar, traçar metas, agir, monitorar a ação e colher aprendizado de cada desafio. A tecnologia, as facilidades, tem seu lugar e hora (e são ótimos!) mas não devem substituir nossa capacidade de pensar.
Vamos ampliar a utilização desta máquina maravilhosa, perfeita e repleta de possibilidades: nossa mente!
Abraço fraterno!
Ivete Costa
Coaching e Mentoring - Sistema ISOR - Ative seus potenciais e auto-estima para alcançar os resultados que deseja
Terapia Transpessoal - Psicossíntese
Florais de Bach
Harmonização dos Chacras
Treinamento e Desenvolvimento Humano
Atendimentos individuais, grupos e in company
www.ivetecosta.com.br
11 2046-7227
11 8803-4140
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Ivete Costa Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |