PERDÃO LIBERTA. QUEM?




Autor Mônica Turolla
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/23/2011 10:11:49 PM
É preciso perdoar, existem inúmeras orações do perdão que podemos fazer.
Quando pensamos em perdoar, imediatamente nos vem à mente, libertação. Libertação do outro, aí surge a resistência, como vou perdoar depois do que eu passei?
Não posso perdoar...não consigo perdoar...não sei perdoar... é impossível, depois de tudo que ele(a) fez?
O equívoco está aqui: o perdão liberta você, não o outro.
Quando perdoamos deixamos ir a nossa mágoa, a nossa raiva, a nossa tristeza, o outro continua como ele sempre foi, às vezes, nem sabe que precisa de perdão.
Na verdade o perdão é para nós mesmos. Se não nos libertamos destes sentimentos é porque ainda nos culpamos de permitir que o que nos feriu acontecesse.
Perdoar é sobre nós, não sobre o outro. Quando perdoamos nos libertamos, e como podemos fazer isso depois de termos nos infringido tanta dor?
Complicado...
Entender que o perdão é sempre para nós, que a responsabilidade é nossa é muito complicado, uma vez que aprendemos que perdoar é ser generoso, caridoso, etc... com o outro.
E quanto a sermos generosos e caridosos conosco mesmos? Compreender que naquele momento não tínhamos condição de impedir que aquilo ocorresse, que o outro foi simples instrumento? Nada entra por uma porta fechada, se abrimos a porta é porque possuímos alguma crença que nos diz, lá no fundo, que "merecemos" aquilo, que não podemos evitar sermos tratados daquele modo.
Essa questão é muito profunda, porque envolve assumirmos a responsabilidade por tudo que acontece conosco, inclusive o que "os outros" fazem para nós.
Mais uma vez, estamos frente a frente com a necessidade fortalecermos nossa auto estima e auto compreensão, de olharmos para dentro e buscando identificar nossas limitações, ao invés de negá-las. Ao tomar consciência das nossas limitações, estaremos habilitados a buscar uma forma de superá-las.
Perdoar a si mesmo é admitir que podemos melhorar, que somos livres para buscar a nossa felicidade, que mudar é possível e recomendável, e não há prazo para isso, temos a vida toda......
Mônica Turolla
23/01/11
link
Olhe para si, identifique as crenças que impedem que você chegue aonde deseja e faça EFT.
Liberte-se com EFT!









desbloqueio emocional - EFT e Three in One Concepts, coaching, terapia de regressão, hipnoterapia, florais, reiki, acupuntura Cursos e Atendimento presenciais e online E-mail: monicaturolla@hotmail.com | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |