PERDAS SÃO GANHOS




Autor Maria Luiza Silveira Teles
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 15/12/2010 00:40:52
A gente vai vivendo momentos de alegria e momentos de profunda tristeza. Tudo é ensinamento e com todas as experiências vamos crescendo. Ás vezes, a dor é tão terrível que pensamos não suportar. Mas, dentro de nós, existe uma força que normalmente desconhecemos e que nos acode nestes instantes... Só Deus sabe a dor de perder pai, mãe, filho, amigos... No momento ficamos como que anestesiados. Isto é a Misericórdia de Deus agindo. Se ficássemos inteiramente lúcidos, talvez enlouquessessemos. E os dias vão passando e a vida nos empurra porque ela é um impulso muito forte. A dor vai, pouco a pouco, diminuindo... Costumo dizer que é o unguento que o Pai Maior vai colocando na ferida. E, de repente, percebemos que a saudade é muita, mas ela já não dói. E começamos a dizer que as obrigações do dia-a-dia nos levam para diante. O tempo vai passando e, subitamente, percebemos que a alegria voltou. Este é o processo natural. Deus nos deu provações para aprendermos a ser humildes, complacentes, compassivos; a nos tornarmos o próprio Amor. Entretanto, Ele nos quer felizes, vivendo a vida em plenitude. Continuar cultivando a tristeza e parar no Tempo é doença. Precisamos estar atentos a isso. Depois de qualquer perda, seja de que tipo for, costumamos ter um período de "luto". Mas, quando o luto dura muito já é questão patológica.
Se perdemos por um lado, sempre ganhamos por outro. Tornamo-nos mais amantes da vida e crescemos espiritualmente. As perdas, na verdade, não são perdas, mas ganhos em espiritualidade e vida.
Se a gente, ao invés de mergulhar na dor, procurar ver os sinais que Deus nos manda, logo tudo passará. Porque a característica principal de tudo que vive é a impermanência. Tudo passa e tudo tem fim.
Olhemos o sol, a noite estrelada, o carinho da família e dos amigos, o canto dos pássaros, a música das cascatas, a beleza das flores, o renascimento de tudo que morre, como no caso de muitas plantas, e veremos que Deus sempre está conosco e nos cobre com seu manto de Amor.
Maria Luiza









Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |