Perseverança!



Autor Paulo Salvio Antolini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/16/2012 9:30:36 PM
Perseverança!
Aproxima-se a data em que a grande maioria das pessoas estabelece para iniciar novos projetos de vida: o novo ano. O regime que levará ao emagrecimento tão desejado. O deixar de fumar, que fará com que a respiração torne-se inteira novamente, voltando a sentir o paladar, o olfato melhorará. O abandonar a bebida, que tem sido motivo de tantas confusões em família. Começar a poupança para a aquisição da tão almejada casa, terreno, carro ou outros objetos de consumo.Há quem diga que quem quer realmente não marca data, inicia seu propósito de imediato. Realmente, estas pessoas existem, mas não podemos deixar de considerar as que marcam data. Destas, infelizmente, grande parte abandonará suas proposições logo nas primeiras semanas, outras nem darão início, prorrogando a decisão a princípio tomada.
Por que marcar data para se fazer algo que é muito importante, ou pela saúde, ou pelo "arrumar" a vida? Porque muitas pessoas precisam se acostumar com a idéia da nova situação. Lembro-me que, quando fumava, consciente de que precisaria deixar esse vício, pois ele estava interferindo em meu trabalho, na época já ministrava treinamentos e palestras, repentinamente tinha acessos de tosse, provocados pelo fumo, minha grande dificuldade era me imaginar não fumante, pois não conseguia me ver sem o cigarro. Deixei repentinamente, e quatorze anos já se passaram desde então. Preparar-se para as mudanças é uma necessidade que as pessoas se impõem para se sentirem mais seguras, ou menos inseguras.
Vamos falar sobre iniciar algo e não terminar:
"Perseverança - ato de perseverar; qualidade do perseverante; pertinácia; consistência; firmeza".
É nisso que as pessoas que estão se propondo iniciar o ano com novos comportamentos e rotinas devem se concentrar. Detenham-se no ato de perseverar: dar consistência ao que se propôs; ter firmeza de propósito, ou seja, ao fazer sua escolha, não se afaste dela. Ao pesquisar o que significa "pertinácia", encontramos: persistência; teimosia, obstinação, tenacidade.
Há um ditado que diz: "Quem tenta já conseguiu, basta apenas concluir". Não se obtém resultados se não há execução. Fazer implica em levar até o fim aquilo que se iniciou. Deixamos de conquistar novas situações de vida pelo fato de abandonarmos, durante o percurso, o que estávamos buscando. A pessoa quer deixar de fumar, mas só se não mais sentir vontade de dar suas tragadas, como se isso fosse possível, num simples passe de mágica. Existe aquele que, por alguma razão, cria verdadeira aversão ao fato e então nunca mais sente a necessidade ou vontade, mas isso é pouco comum, pouco freqüente.
Para se permitir mudar hábitos já enraizados ou vícios, é necessária uma abertura para o novo. Não se incomodar com o fato de que algumas sensações e emoções diferentes existirão. Deixem que isto se manifeste em vocês e se observem, dêem-se um pouco de tempo, pois o que num primeiro momento é estranho e desconhecido, logo a seguir começa a ser incorporado e a fazer sentido.
A sensação do novo desperta inicialmente nas pessoas uma reação de rejeição a ele, pois esse "desconhecido" causa insegurança e gera desconforto. A pessoa se propôs algo, começou o movimento para isso, mas começam a surgir emoções que não eram esperadas, conhecidas como fatos comuns e normais.
Persevere! Estas emoções serão rapidamente superadas no tocante ao mal-estar e darão lugar a novas emoções, muito mais agradáveis e principalmente, recompensadoras. Quando isso começa a acontecer, as pessoas passam a perceber que valeu a pena sobrepujar às primeiras dificuldades. Tudo em nossa vida exige esforço.
Os desejos de Feliz Ano Novo não são por si só suficientes para que as coisas aconteçam, sem nossa atuação. Portanto, vamos ter a firme VONTADE de um Feliz Ano Novo!
Um forte abraço a todos e até o próximo ano.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |