Menu
Somos Todos UM - Home

PNL para professores - capítulo 1

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/24/2006 2:01:19 PM


PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA E APRENDIZAGEM

A aprendizagem é um processo constante que pode ser definido como mudanças adaptativas no comportamento, decorrentes das experiências da vida. Geralmente isso envolve um processo no qual a pessoa altera o seu comportamento para modificar os resultados que está gerando no seu ambiente e estabelece experiências pessoais de referência e mapas cognitivos. Os comportamentos produzem resultados que variam de acordo com o estado do sistema e de quanto apoio ou interferência vem de outros.

Indivíduo ---------- Comportamento ---------- Resultado

A aprendizagem, então, envolve a capacidade de estabelecer mapas cognitivos e experiências de referência e perceber o estado do ambiente para que os mapas e experiências adequados sejam ativados, produzindo os resultados desejados no contexto em causa.

Na PNL considera-se que a aprendizagem ocorre através de programas neurolingüísticos, isto é, a pessoa constrói mapas cognitivos dentro do seu sistema nervoso, conectando-os com observações do ambiente e respostas comportamentais. Mapas cognitivos são construídos por influência da linguagem e de outras representações que ativam padrões coerentes no sistema nervoso. A aprendizagem acontece através de um ciclo "orgânico" no qual mapas cognitivos e experiências de referência de comportamento são agregados para formar sistemas maiores de programas coordenados que produzem desempenho competente.

A aprendizagem de "como aprender" envolve a aquisição de um conjunto de estratégias e aptidões que apóiam esse processo em vários contextos, visando acelerá-lo e melhorar sua eficácia. A adoção dessas técnicas de aprendizagem facilita a transferência de habilidades do contexto onde foram aprendidas para outras situações da vida pessoal de cada um. Para tanto, duas áreas de atuação são fundamentais:

1 - Estabelecer metas: A capacidade de criar metas de aprendizagem em passos viáveis no ambiente atual e que sejam motivantes o suficiente para manter o interesse.
2 - Metacognição: A capacidade de se observar, tornando-se consciente dos seus próprios processos de pensamento enquanto aprende ou participa de uma atividade ou tarefa.

O ciclo orgânico funciona assim:
Incompetência Inconsciente: Quando a gente não sabe que não sabe.
Passa para:
Incompetência Consciente: Quando a gente sabe que não sabe.
Vai para:
Competência Consciente: Quando aprendemos algo e temos consciência de que sabemos.
E enfim:
Competência Inconsciente: Aí fazemos algo naturalmente porque "esquecemos" que sabemos algo (andar com as próprias pernas ou de bicicleta são exemplos clássicos).

LISTA DE PRESSUPOSIÇÕES ÚTEIS

Cada um de nós possui um “mapa” ou modelo do mundo e um conjunto de pressuposições a partir das quais nos comunicamos. Essas pressuposições pessoais são comunicadas pelo nosso comportamento na sala de aula. O tom de voz, os gestos, as frases que usamos, a expressão facial, o contato visual, etc, são comunicações de pressuposições subjacentes e formam um “conjunto” que determina como somos percebidos pelas pessoas a quem nos dirigimos. Essa percepção é processada principalmente pela mente inconsciente. É importante ficarmos atentos porque, de alguma maneira, “nós somos a mensagem!”

As pressuposições ou princípios da PNL são chamados de pressuposições porque nós pré-supomos que elas são verdadeiras e agimos de acordo. Elas não reivindicam serem verdadeiras ou universais.

1 - O significado da sua comunicação é a resposta que você obtém.
2 - O que o grupo percebe como tendo sido dito por você é o que importa e não aquilo que você pretendia dizer.
3 - Sempre estamos comunicando e a comunicação não-verbal transporta cerca de 90% da mensagem. A comunicação é redundante e “você é a mensagem”!
4 - O mapa não é o território. As pessoas reagem ao seu próprio mapa ou representação da realidade e não à realidade.
5 - Para ter rapport com outra pessoa é essencial respeitar seu modelo de mundo. A chave para ensinar e influenciar as pessoas é entrar no seu modelo de mundo.
6 - Não existem pessoas sem recursos, apenas estados sem recursos. Ninguém é totalmente errado ou limitado. É uma questão de descobrir como a pessoa funciona e ver o que e como pode ser mudado para se obter um resultado mais útil e desejável.
7 - As pessoas fazem as melhores escolhas que podem a cada momento.
8 - Todo comportamento é útil em algum contexto. Onde / quando / como essa pessoa aprendeu a reagir dessa maneira?
9 - Ter escolhas é melhor do que não ter escolhas. A PNL ética expande a gama de escolhas da pessoa sem escolher por ela.
10 - As pessoas já possuem os recursos de que precisam ou podem criá-los. A questão é saber como ajudá-las a ter acesso aos recursos, quando adequado.
11 - Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa.
12 - O elemento mais flexível dentro de um sistema controla o sistema.
13 - A pessoa que se comunica com o maior número de opções sai ganhando (e os outros também).
14 - Não existe fracasso, apenas informação (feedback). Utilizar tudo que acontecer para aprender, crescer e avançar.
15 - Resistência em um aluno é um sinal de falta de rapport do professor. Não existe aluno incompetente, apenas professor com falta de flexibilidade.
16 - Processamos todas as informações através de nossos sentidos. Usamos nossos sentidos para dar sentido ao mundo.
17 - Se você quer entender, aja. O aprender está no fazer.
18 - Modelagem de performances de sucesso conduz à excelência. Se uma pessoa pode fazer algo é possível modelar isto e ensinar a outras.
19 - Todo comportamento tem uma intenção positiva.
20 - A vida e a mente são processos sistêmicos. Mente e corpo formam um sistema. Eles interagem e influenciam mutuamente um ao outro. Não é possível fazer uma mudança em um sem que o outro seja afetado.

Aprenda com estes primeiros passos, investigue, não fique apenas nisso. Deixe que esses ensinamentos façam parte de sua vida. Se tiver questionamentos sobre como aplicar essa primeira parte do curso em seu trabalho, me escreva. Estou à disposição para ajudá-los(as) em suas dúvidas.
Aguarde, pois na próxima semana publicarei o 2º capítulo.

Antônio Carlos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa