PNL para professores - último capítulo
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Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/30/2006 9:13:51 AM
FEEDBACK
Feedback significa, conscientemente, dar informações a alguém sobre como ele está se saindo em uma dada atividade. Você, freqüentemente, dará feedback às pessoas quando está ensinando. Por isso, é importante saber como fazê-lo eficazmente.
Como dar feedback de tal maneira que funcione
1 -Dê feedback logo nos primeiros 5 minutos após a ocorrência da ação ou comportamento específico.
2 -Fale para a pessoa o que ela fez bem. O feedback é apenas das coisas que o aluno fez bem: "Você fez isso bem, aquilo bem..." Seja específico a respeito dos comportamentos que funcionaram.
Fale o que ele pode fazer ainda melhor na próxima vez ou o que pode fazer de maneira diferente que melhoraria ainda mais. É muito importante não fazer referência ao que não funcionou. Quando der feedback, focalize somente no positivo: o que ele poderia fazer para obter um resultado ainda melhor.
Isso não é apenas o poder de pensar positivamente e que tudo é maravilhoso. Lembre-se: "Não pense em uma árvore azul". Se você disser para alguém "você fez X e isso não funcionou" ele pensará sobre o que você não quer que ele faça e o que não funcionou. Isso é reforçar o que não deu resultado.
3 -Faça um comentário geral positivo. Na aula, se você realmente disser ao aluno que ele fez algo bem, ele fará mais daquilo. Se você disser: "Você fez isso bem e ficou realmente bom", ele o fará de novo.
Ao dar feedback
Se você quer que o aluno melhore considere o seguinte: ele vai ouvir mais sobre o que você diz e estará mais aberto a aceitar melhor a comunicação se você estiver em rapport com ele. Estar em rapport significa que ele estará se sentindo seguro e confortável com você. Ao dar um feedback positivo, seu aluno terá mais chances de aceitar e de mudar o que está pensando sobre si mesmo e o que é capaz de fazer.
Se você está acostumado a receber feedback como: "Você fez isso errado" ou "Você não fez um bom trabalho", isto é totalmente o oposto. Pode parecer estranho ou mesmo inocente no começo, mas funciona. Se você estiver habituado a dar feedback de outra maneira sugerimos que não julgue essa nova maneira, apenas ponha-a em prática e observe a diferença nos resultados que obtém.
O propósito e a intenção do feedback é possibilitar e permitir que o aluno aprenda e cresça como pessoa. Se você supõe que o aluno é, realmente, fraco em algo pense em como pode dar-lhe um feedback positivo. Encontre algo que ele fez bem, ainda que tenha que inventar, e descubra aspectos passíveis de melhora. Ao focalizar nas coisas positivas você vai perceber que ele, de fato, começa a melhorar. Ao trabalhar com alguém ou com um grupo tenha a crença de que ele pode conseguir o resultado que quer se estiver disposto a fazer tudo que é preciso para conseguir. Se você estiver pensando "Esse aluno não vai ser capaz de fazer isso", essa crença pode estar impedindo-o de fazê-lo.
Finalmente, é importante que o rapport seja dado de maneira específica e em termos sensoriais: o que você viu, ouviu e sentiu.
Como dar "feedback"
"RECONHECIMENTO-BURGER"
1 - O que foi bom. O que eu gostei.
2 - O que pode melhorar.
3 - Qual foi o ponto alto. O que eu mais gostei.
Use essa forma de feedback com seus alunos e colha muitos frutos positivos.
Enfim, aí está um resumo de como utilizar a PNL em sua escola, em sua sala de aula... mas também em sua casa, no seu dia a dia. Aproveite!
Se quiser saber mais, escreva-me! Posso ir até sua cidade para dar o curso completo em sua escola.
Muita luz para você!
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 8
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