PNL para professores – Introdução



Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/24/2006 1:51:15 PM
Após anunciar minha disposição em dar cursos de PNL para professores da rede pública e para ONG’s, de maneira voluntária, recebi um bocado de e-mails com as mais variadas perguntas sobre o assunto, mas em sua maioria com uma preocupação comum a todos os que hoje atuam no setor público da educação: a de que mesmo só precisando pagar as despesas de viagem e hospedagem, há uma grande dificuldade financeira para se cobrir os custos.
Pensando nisso, resolvi fazer a minha parte para ajudar. De forma resumida, estarei publicando, nas próximas semanas, o curso desenvolvido para a área de Educação Pública.
Se você é professor(a) aproveite para aprender um pouco sobre o assunto que, acredito, pode ajuda-lo(a) bastante no relacionamento com seus alunos e também no desenvolvimento de seu trabalho.
Embora o curso seja direcionado para docentes em geral outras pessoas podem usufruir destes ensinamentos bastando para isso transferir o que aprender para seu dia-a-dia.
Esta é apenas uma forma singela de dar minha contribuição para a Educação deste país, para a qual todo apoio ainda é pouco, acredito eu.
Mas antes de começar a acompanhar os capítulos que se seguirão, veja o que diz o texto do projeto PNL para professores, desenvolvido após o Congresso Latino Americano de PNL, realizado em 2003 no Rio de Janeiro. O projeto foi adaptado por mim para essa divulgação via internet, que aqui chamarei de “PNL para docentes”; a apostila desenvolvida para o curso também passou pelas mesmas mudanças.
Projeto PNL para Professores(as)
Há um consenso entre todos os presentes sobre a necessidade da realização de um projeto de trabalho com professores, em parceria com as escolas, utilizando ferramentas e técnicas de PNL, para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em nossas escolas. Desde então vários cursos já foram realizados e em muitos locais deste país a comunicação vem melhorando a cada dia. A qualidade do ensino das escolas brasileiras, em geral, precisa sempre de um apoio maior em termos de mudanças. Comprovando isso existe o resultado de pesquisas da ONU mostrando alto índice de analfabetismo funcional entre muitos estudantes. O respeito ao professor, como referência para seus alunos e não como mero “despejador de conhecimentos”, também precisa de um resgate.
Como o aprendizado é um espelho do ensino, qualquer projeto que leve a uma real melhora do processo ensino-aprendizagem é relevante. A aprendizagem depende muito do estado emocional do aluno, mas o professor é quem determina o “clima da sala”. Um professor com mais entusiasmo, motivação para ensinar e com habilidade de ensinar como se aprende, vai facilitar e acelerar a aprendizagem de seus alunos. E isso não depende só de salário e condições ambientais, mas principalmente de saber como acessar estados emocionais e habilidades mais adequados para o ensino e a aprendizagem.
Objetivo:
O projeto objetiva trabalhar com professores de escolas em geral para melhorar a auto-estima, a motivação e a habilidade de ensinar de maneira prazerosa e eficaz.
Material e Métodos:
• Realização de Curso Básico de PNL aplicada à Aprendizagem de 30 horas de duração. O curso será lançado em capítulos pelo site do facilitador Antonio Carlos, no STUM, mas quem se decidir pelo seu aprendizado deve buscar um treinamento prático, pois “o aprender está no fazer”.
• Avaliação e manutenção, via e-mail enviado para o instrutor, sempre que sentir necessidade, para esclarecimento de dúvidas e busca de sugestões para aplicação das técnicas.
Conteúdo do curso:
Pressupostos da PNL
Modelo da PNL de comunicação e mudança
Como criamos nossas emoções, sentimentos e estados
Como criar motivação e auto-estima
Estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas
Níveis neurológicos da aprendizagem
Como criar empatia e dar feedback
Linguagem e imagens mentais
Comunicação e estilos de pensamento
Objetivos na aprendizagem
Como usar o mapa mental
Estratégias de aprendizagem e memória
Em tempo: Se desejar um aprofundamento do curso e houver condições para isso, estou à disposição para ir à sua cidade e ajudar no quer for possível. Basta entrar em contato para acertarmos os detalhes, ok? Avise seus amigos, colegas de trabalho e a quem mais você acreditar que precisa aprender o que será ensinado neste curso: o Primeiro Capítulo já está neste site.
Antônio Carlos
Jornalista e instrutor de PNL
Se você quer montar um grupo para cursos em sua cidade entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (35) 9931-0889.
Desenvolve também cursos gratuitos para professores da rede pública ou membros de ONG’s sem fins lucrativos. Saiba quais são as condições enviando uma mensagem ou telefonando no número indicado.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 8




Conteúdo desenvolvido pelo Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |