Poder Próprio e Reciprocidade
Atualizado dia 03/11/2007 12:58:52 em Autoconhecimentopor Xenon M Gilg
[https://www.mentalismo.net/mentalismo.php]
Meu caro: Quando você possui poder próprio as pessoas sentem-se à vontade para curvarem-se, ou melhor, renderem-se às suas idéias, projetos e desejos.
Em "A Força do Pensamento", William Walker Atkinson (1865–1932) disse: “Criai o pensamento ‘posso e quero’ e as ondas vibratórias propagar-se-ão alegremente carregadas de mensagens animadoras, o mundo achar-se-á fortemente atraído para vós e os vossos triunfos hão de seguir-se uns aos outros. Os homens fortes sentirão que entre vós e eles existe afinidade secreta e terão gosto em cooperar convosco. Os indivíduos fracos sentirão a vossa força; sentirão a necessidade de vosso auxílio e serão influenciados por vós e por vós atraídos, sem terem consciência disso. Eis um exemplo de faculdade atrativa do pensamento. Experimentai. (Essa faculdade) atrairá a vós pessoas que tem precisão dos vossos serviços, do que vós tendes para oferecer e assim tirarão partido do vosso proveito. Atrairá para vós as pessoas que querem auxiliar-vos a tomar a peito os vossos interesses. Nunca encontrastes alguém para o qual vos sentistes atraído, sem o conhecer? E nunca ajudastes ninguém em semelhantes circunstâncias? Certamente que isso vos há de ter acontecido. E por que? Por que gostais de proteger uns e sentis repugnância em fazer a mesma coisa por outros que não são, de modo algum, inferiores aos primeiros? E eis também a sua única razão. Pois bem, a mesma faculdade do pensamento atrairá para as outras pessoas, cujas vibrações se harmonizem com as vossas e achareis, como por instinto, os indivíduos que serão capazes de vos prestar serviços e de vos auxiliar. Digo-vos que conseguireis tudo o quanto desejardes, se quiserdes reconhecer esta lei”.
As pessoas não sentem receio de virem a ser humilhadas ou prejudicadas por você. É o que acontece, por exemplo, quando reconhecemos algum tipo de poder num professor respeitado, num líder, etc, com a diferença que neste caso aqui discutido, você não precisa conhecer a pessoa: é um sentimento espontâneo, independente de explicações claras.
Se você tem mesmo poder próprio, não vê problema algum em também render-se àquele que se rendeu a você.
Por que foi que nós, brasileiros, não gostamos quando, por exemplo, um grande cantor chorou perante Bush? E parece que, não me lembro bem, outro importante cantor nosso curvou-se ou fez ligeira flexão perante um cantor famoso e foi muito criticado por isso. Ora, todos sabemos que esses quatro personagens construíram poder próprio, o problema é que não houve reciprocidade nos gestos mencionados. Seria diferente se Bush também tivesse chorado e aquele outro cantor igualmente se ajoelhado. Esta reciprocidade de tratamento constatamos na atividade diplomática, em cujas Universidades é ensinada.
Morrie, herói de Mitch Albom, autor de "O Sentido da Vida", diz-lhe: "Mitch, se você está querendo se exibir para pessoas que estão por cima, desista. Faça o que fizer, elas olharão para você com superioridade. E se está querendo se exibir para os que estão por baixo, desista também. Eles invejarão você, só isso. Posição não leva a nada. Só um coração aberto permite à pessoa flutuar em igualdade entre os semelhantes".
E por falar em coração, Castañeda, apoiado por Fritjof Capra, nos aconselha a encontrar "um caminho que tenha coração". É assim com aquele que alcançou o verdadeiro poder, que é o Poder Próprio: ao encontrar e abrir o próprio coração, encontrou e abriu o coração das outras pessoas.
Muito obrigado.
Xenon, o Mentalista
www.mentalismo.net
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 5
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |