Por que fazer Coaching Sistêmico – Criando a sua realidade
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Cláudia Cruz
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 10/18/2016 5:47:21 PM
Introdução ao Coaching Sistêmico
Por que fazer Coaching Sistêmico, afinal?
Existem muitos bons motivos para usufruir de um Processo de Coaching. Vamos explorar por que fazer Coaching Sistêmico utilizando uma história real como pano de fundo.Talvez você, assim como eu e muitos de meus clientes, já tenha se perguntado em algum momento :
O QUE FAZER com ISTO que a VIDA me TROUXE, AGORA?
Existe uma passagem da vida de Pablo Neruda, premiado poeta chileno que pode nos ajudar a mergulhar neste tema. Pablo adorava o mar e tinha uma de suas três casas localizada à beira mar em Isla Negra, Chile.
Contam que ele costumava ficar horas observando o mar e que quando ele via algum objeto flutuando lá longe, mantinha seus olhos nele e começava a esperar. Dizem que era capaz de esperar incansavelmente por horas e horas a fio, caminhando de um lado para o outro, até que o mar trouxesse este objeto até a praia.
Fico imaginando o que se passava em sua cabeça enquanto ele fazia isto e sei que muitos poemas podem ter saído destes momentos que me parecem bem meditativos.
O que mais chamou minha atenção foi o relato de sua atitude combinada de determinação, expectativa e curiosidade do que estaria chegando, afinal, ele não tinha ideia do que viria com a maré. Ela podia trazer uma porta de um velho navio, uma cabeça de sereia em madeira, uma lasca de metal retorcido ou até um simples pedaço de tábua.
“Necessito do mar poque ele me ensina…” Trecho do poema El mar – Pablo NerudaE o que ele fazia com o que quer que chegava? Dentro de uma simplicidade impar, ele se conectava com o objeto e usava a sua criatividade e talentos para transformar aquilo criando algo novo, útil para si e para o mundo. Com o material coletado do mar fazia então uma mesa, uma moldura de espelho, um objeto de decoração ou qualquer outra coisa que lhe aprouvesse.
Ouvi esta história há muitos anos atrás durante minha visita à esta casa que na época já era um museu e fiquei muito impactada por ela. Era quase palpável a força da expressão deste homem impregnada nos objetos criados por ele e expostos ali mesmo, compondo um ambiente muito interessante e quase mágico.
![novo-documento-1_2](https://claudiacruz.online/wp-content/uploads/2016/09/Novo-Documento-1_2-300x205.jpg)
Falando sobre o Coaching Sistêmico
Como esta história se conecta com o Coaching Sistêmico e no que ela pode contribuir?São diversos os motivos que podem levar uma pessoa ou grupo a procurar pelo Coaching Sistêmico. A seguir cito alguns deles:
- Dificuldade nos relacionamentos pessoais, com equipes, pares e líderes.
- Desejo de se sentir mais realizado e feliz.
- Desejo de mudar de profissão ou área de atuação.
- Desejo de iniciar um novo negócio.
- Desejo de retomada da vida profissional após afastamentos e licenças.
- Desejo de decidir e concretizar inícios e finais de parcerias, casamentos e sociedades.
- Desejo de ter mais abundância e prosperidade na sua vida fazendo o que gosta.
- Descontentamento com alguma situação ou aspecto de sua vida, sem saber necessariamente para onde ir o que quer exatamente.
- Desejo de crescer profissionalmente.
- Desejo de melhorar sua saúde física, mental ou emocional.
- Sensação de peso, estagnação ou de que algo precisa mudar na sua vida.
Independentemente do foco do Coaching escolhido, o Processo de Coaching Sistêmico apoia o cliente a:
Lidar com o que se apresenta na sua vida e suas impressões sobre isto, esclarecendo para si mesmo: ONDE ESTÁ.Explorar qual seria a realidade que melhor atende seus desejos e expectativas dentro do foco escolhido, para assim definir: PARA ONDE IR.
?Trazer à tona tudo o que já foi recebido e conquistado, as capacidades e o potencial latente. Desenvolver novas maneiras de pensar, sentir e agir, criando um plano para construção deste novo: COMO CRIAR A REALIDADE DESEJADA
![novo-documento-1_1](https://claudiacruz.online/wp-content/uploads/2016/09/Novo-Documento-1_1-300x218.jpg)
Voltando para o exemplo de Pablo Neruda, tudo é possível porque o Coaching vai atuar e contribuir para que o cliente:
Seja AGENTE ao invés de REAGENTEO que significa mudar sua postura em relação ao que se faz a partir do que se mostra. Ao invés desimplesmente reagir ao que acontece, considerando muitas vezes critérios externos, fazer escolhas antes da ação, levando em conta o que é valioso para si e sendo fiel ao que lhe é mais sagrado.
Tenha uma CONEXÃO maior com o AGORA
Não dá para agir ontem e nem para agir amanhã. Somente é possível agir no agora. Olhamos sim no retrovisor “do nosso carro”, mas não podemos nos perder neste passado. Se ampliamos nossa consciência sobre o momento atual, podemos então, partir de tudo o que já recebemos e aprendemos, focar no que queremos construir considerando quem somos hoje.
Seja o PROTAGONISTA da PRÓPRIA VIDA
Assumindo total responsabilidade pelo o que constrói, pelo seu destino, e assim podendo usufruir de todo o poder e liberdade que vem com isto. Ser o autor da própria história significa ser o co-criador do que acontece , acionando para construir a realidade que se deseja e fazendo mudanças e ajustes saudáveis.
Utilize todo o POTENCIAL E os RECURSOS disponíveis
O Universo não nos apresenta somente desafios. Ele também é repleto de novidades, pessoas interessantes e queridas, informações novas, apoios disponíveis em vários níveis e muito mais.Podemos usar tudo isso a favor do nosso crescimento, em conjunto com todo o nosso próprio arsenal de conquistas e tesouros. Tudo está muito mais à mão do que pensamos e todos somos muito mais repletos de recursos e capazes de acioná-los do que imaginamos.
Faça ALQUIMIA com tudo O QUE JÁ POSSUI
No Coaching Sistêmico não jogamos nada fora e não negamos nada. Muito pelo contrário, utilizamos todos o potencial, a força e a energia contidos em tudo o que temos. Tudo o que recebemos (seja da vida ou seja dos antepassados), tudo o que já conquistamos e todas as experiências vividassão aproveitadas como matéria prima para algo totalmente novo e muito mais alinhado a quem somos e ao que queremos.
Tenha um OLHAR MAIS FRESCO para fazer UMA AÇÃO INOVADORA
Ter um olhar fresco significa um olhar mais curioso, com ausência de julgamento. Exercito adiferenciação entre o que é fato e o que é suposições e hipóteses, que representam, na verdade, as leituras limitadas que faço da realidade. Assim tenho a oportunidade de sair do piloto automático dos padrões aprendidos no passado para criar no aqui e no agora as atitudes, pensamentos e sentimentos mais alinhados com o que quero e com quem sou hoje.
LIDE COM O TEMPO de forma mais SAUDÁVEL e POSSIBILITADORA
Temos normalmente uma ilusão quanto ao nosso nível de controle sobre o tempo. Isto nos leva, muitas vezes, a querer acelerar o rio, antecipar o tempo que a semente leva para criar uma raiz, entre outras coisas. O resultado desta estratégia é simples: ansiedade e estresse. Assim como o mar, a vida sempre vai nos trazer algo, num tempo que é dela e na velocidade que é só sua. Tudo isto está totalmente fora do nosso âmbito de atuação e ocorre num movimento constante e fluído, quer estejamos atentos a ele ou não. Resta a nós exercitarmos fazer somente a nossa parte e podermos então, com humildade caminhar em paz com o que está fora do nosso controle.
E a vida segue em movimento…
Não queremos aqui dizer que a vida não vai nos surpreender, pois isto ela sempre fará! A questão aqui é utilizarmos o Processo de Coaching Sistêmico para estarmos cada vez mais conectados com o agora, com os movimentos ao nosso redor e dentro de nós para, cada vez, sermos mais capazes de surfar as ondas que se apresentam.
Assim podemos escolher que ondas surfar, que mares navegar, que barcos utilizar, em que companhia viajar, que ilhas visitar e em que profundidade desejamos velejar. Tudo isto levando em conta o que queremos para nós, para os outros ao nosso redor, para o mundo que queremos co-criar!
“A vida esconde nos lugares mais simples sua grande beleza, que revela qual o significado de porque persistimos em continuar vivendo.” Pablo Neruda
Continuaremos a explorar este tema tão interessante em próximos posts !
Veja tambémAcesse mais conteúdo de autodesenvolvimento visitando meu blog https://claudiacruz.online/blog/
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Atuo como coach, consteladora e terapeuta sistêmica, treinadora e palestrante de Coaching, Constelações Familiares e Organizacionais além de Consultora organizacional em trabalho Sistêmico. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |