Por que o desapego é tão importante?
Atualizado dia 3/26/2023 6:02:11 PM em Autoconhecimentopor Paulo Tavarez
A solução, por exemplo, para a nossa ansiedade é o desapego, pois o que nos deixa ansiosos é o apego exagerado que desenvolvemos às possibilidades, sejam elas quais forem. O desejo pela realização daquilo que ansiamos nos deixa em um estado de estresse, produzindo cortisol além do necessário e criando inúmeros desequilíbrios em nossas vidas.
Quando estamos ansiosos, o primeiro efeito desastroso é perdermos o contato com o presente, com a realidade, com aquilo que somos, pois nesse momento, mergulhamos em um mundo imaginário e perdemos a conexão com a realidade, com isso, passamos a viver em uma instância ilusória onde o sofrimento impera.
Quando finalmente nos damos conta da estupidez desse expediente e trazemos a consciência para o presente, automaticamente os níveis de estresse e ansiedade diminuem, até desaparecerem. O Resultado de tudo isso é uma clareza mental e aumento de produtividade.
Quando nos livramos daquilo que não nos faz bem, através do desapego, temos um ganho expressivo de felicidade e paz interior. É como se nos livrássemos de uma carga desnecessária, algo que nos roubava energia e limitava nossa performance no mundo.
Uma das formas mais comuns de praticar o desapego é através do minimalismo, que envolve a eliminação consciente de coisas desnecessárias em nossas vidas. Precisamos desse treinamento diário, precisamos aprender a descartar aquilo que é desnecessário, pois tudo aquilo que ajuntamos inutilmente, de alguma forma, estará roubando nossas energias. Qualquer objeto, seja ele qual for, precisa cumprir o seu papel na dinâmica da existência, quando, para ele, não existe função ou movimento, esse objeto apenas estará roubando energias do ambiente.
É preciso aprender a livrar-se de coisas inúteis, seja através da doação, da reciclagem ou até vendendo e realizando algum lucro com aquilo que apenas tem trazido prejuízo em nossas vidas. O desapego pode ser exercido de várias formas, seja de coisas, conceitos, crenças, valores, padrões e principalmente de pessoas. Tudo aquilo a que nos apegamos nos escraviza, tudo aquilo a que nos desapegamos nos liberta.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 44
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |