Menu
Somos Todos UM - Home

Por um mundo melhor

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Flávio Bastos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 3/27/2006 11:11:27 PM


O sentido do dever acompanha o homem desde as suas origens, quando ele defendia a sua prole das ameaças do ambiente natural ou quando ele buscava, neste mesmo ambiente que o ameaçava, as condições para a sua sobrevivência e daqueles que o acompanhavam.

Desde os remotos tempos da humanidade, a mulher dá a luz ao seu bebê e o protege, atendendo-o nas suas necessidades básicas, além de acompanhá-lo nas suas fases de desenvolvimento. Assim como a mãe, o pai sente-se impulsionado à co-responsabilidade no acompanhamento do processo de evolução de seu filho.

A psicanálise nos informa que o senso de responsabilidade de um indivíduo forma-se, juntamente com o seu caráter, na infância. O superego, uma instância da personalidade, seria o responsável pelo internalizado controle deste senso, assim como dos demais valores herdados pela educação transmitida pelos educadores imediatos desta pessoa.

A responsabilidade, no contexto da sociedade dos homens, funciona como uma corrente repleta de elos que se interligam e cuja origem, o primeiro elo, é a família. O final desta corrente, o último elo, é o resultado de como esta família e, por extensão, esta sociedade, se organizam no sentido da sua estrutura sistêmica em forma de governos. A avaliação de um governante, seja ele honesto ou corrupto, está na razão direta do nível de importância que dispensamos à estruturação deste núcleo familiar que irá formar uma sociedade constituída de numerosas famílias. Neste ângulo de análise tudo se interliga como os elos da corrente, porque somos co-responsáveis por tudo o que acontece de positivo ou negativo nas esferas das decisões políticas de uma nação. Tudo é consequência - ou falta - do senso de responsabilidade pessoal e social.

Contudo, a verdadeira origem do sentido do dever remonta do passado e pertence à nossa dimensão espiritual. É na memória extra-cerebral que se encontra gravada a nossa trajetória de realizações ou de fracassos no uso desta faculdade tão importante no sentido da evolução consciencial. É na condição de espíritos encarnados que temos, através do livre arbítrio, o nosso maior desafio: o senso do dever de estar presente ou ausente em nossas vidas.

A sanidade mental de um indivíduo ou de um povo está na razão direta de como este uno ou este coletivo valorizam a educação no seu mais amplo significado. Uma nação somente cresce e se desenvolve se a educação atingir, desde a família, níveis estruturais e funcionais satisfatórios. Mas, para que esta realidade aconteça, torna-se imprescindível um processo de conscientização individual e social que leve a este objetivo final.

A ausência do senso de responsabilidade em uma pessoa adulta, poderá significar sérios danos ao seu psiquismo e caracteriza-se pela perda parcial ou total deste senso, colocando em risco a sua própria vida (depressões) ou a vida de outras pessoas (psicopatia).

Quanto mais harmonizados emocional e espiritualmente estivermos, mais naturalmente aceitaremos em nossas vidas diárias aquele rol de compromissos que nos compete enquanto seres responsáveis por um mundo melhor. Porém, este projeto de mundo que todos nós idealizamos começa a ser projetado dentro de nós, no âmago das nossas consciências. E este assumir compromissado e lúcido chama-se maturidade espiritual.

Psicanalista Clínico e Psicoterapeuta Reencarnacionista.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa