Menu
Somos Todos UM - Home

POR UMA TV DE MAIOR QUALIDADE

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Claudette Grazziotin

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 5/12/2004 12:52:51 AM




POR UMA TV DE MAIOR QUALIDADE
Os temas abordados nos programas da televisão aberta brasileira têm provocado debates sobre a qualidade de seu conteúdo. Violência, sexo e preconceito são assuntos explorados e exibidos com freqüência pelas emissoras. A população manifesta um mal estar geral, mas ninguém sabe bem o que fazer para mudar esta realidade. Existem, no entanto, alguns sites e entidades que se prestam a debater a questão.

Um país em que o analfabetismo atinge quase 15% da população tem a televisão como um dos principais meios de informação, educação e lazer. Por isso mesmo, ela deve ser analisada de uma maneira cuidadosa. Não se trata de censura ou moralismo, apenas de uma visão crítica do conteúdo que é distribuído gratuitamente a todos os cidadãos que têm uma televisão em sua casa, sejam eles adultos ou crianças.

A ONG TVer se propõe a aprofundar as questões levantadas pela crítica televisiva feita nos meios de comunicação em geral. A instituição lembra que as crianças, por exemplo, passam em média três horas por dia assistindo à TV. Considerando-se que elas permanecem quase o mesmo tempo na escola, dá para se ter uma idéia de quanto o conteúdo veiculado pelos programas televisivos podem influenciar na formação desses futuros cidadãos. Além disso, há pesquisas que associam o déficit de atenção na idade escolar ao início prematuro do hábito de assistir televisão.

Reflexões sobre a violência exibida na TV são numerosas e vêm ocorrendo há mais tempo do que se imagina. Segundo um artigo de Drauzio Varella, desde que a televisão surgiu nos Estados Unidos, na década de 40, o assunto entrou em pauta. Uma pesquisa feita na Suécia e publicada no site do Instituto de Estudos de Televisão afirma que, aos 8 anos, uma pessoa já assistiu à 40 mil assassinatos e cenas de violência na TV.

Existem também esforços em prol da promoção dos Direitos Humanos na mídia. O site Ética na Tv promove a campanha Quem financia a Baixaria é Contra a Cidadania. A página do movimento oferece a classificação dos programas de acordo com o seu conteúdo, espaço para o internauta fazer a sua denúncia, sugestões de livros e filmes relacionados ao debate e projetos de lei em andamento. O Telecrítica é um site em formato de blog, onde os usuários podem publicar suas críticas além de ficar sabendo o que os outros têm a dizer sobre a situação da mídia no Brasil, em especial a televisão.

Este não é um assunto fácil de ser abordado e trabalhado, já que envolve questões culturais, sociais e econômicas. São muitos os lados a serem analisados antes que se possa chegar a conclusões. A crítica vazia, sem alternativas não leva a lugar algum. Os sites citados e vários outros que, por motivos de espaço, deixaram de ser mencionados oferecem material para que se possa tomar conhecimento do problema e suas nuances.



Anita Thorell - Redação Terra

DESTAQUES:
» TVer - ONG que se propõe a contribuir com a reflexão sobre a baixa qualidade da programação televisiva.
» Ética na TV - Site da campanha, Quem financia a Baixaria é Contra a Cidadania, com espaço para denúncias e legislação.
» Instituto de Estudos de Televisão - ONG dedicada ao estudo e aprimoramento da produção e da cultura televisiva.
» Dr. Drauzio Varella - Artigo escrito pelo médico cancerologista sobre violência na TV e comportamento agressivo.







Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Claudette Grazziotin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa