Menu
Somos Todos UM - Home

Precisamos fazer alguma coisa pelas nossas crianças e adolescentes! / O caso do garoto Marcelo

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Patricia M. Barros

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 07/08/2013 16:26:53


Fiquei chocada quando soube da notícia sobre o garoto Marcelo, de 13 anos, que é suspeito de ter matado o pais, a tia e a avó na Zona Norte de São Paulo, nesta segunda-feira, dia 5 de julho. O adolescente depois se suicidou. O que leva um menino a ter atitudes como estas? Sou leiga, mas me parece evidente que jovens como Marcelo, que acabam sendo responsáveis por tragédias, certamente têm profundos problemas psicológicos e/ou psiquiátricos.

No momento a polícia não tem certeza se o menino cometeu os crimes, mas de qualquer maneira é necessária a reflexão sobre a responsabilidade que temos em relação às nossas crianças e adolescentes. Recentemente aconteceu outro infortúnio: Diego Ramos Quirino, usuário de drogas, em meio a um surto matou quatro pessoas em Londrina, norte do Paraná. Isto sem falar de diversos outros casos que foram divulgados pela mídia no passado.

É claro que os pais  não podem ser responsabilizados por dramas como os que acabei de mencionar. Para os pais geralmente é difícil perceber que o seu filho está com problemas, pois muitas vezes a criança ou adolescente não se abre. Além disso, há os fatores biológicos e o meio social  exerce uma grande influência sobre os jovens. Porém, quando há sinais de que não está tudo bem é necessário buscar ajuda profissional.

E quanto à responsabilidade das escolas? Acho que é necessário um trabalho sério de acompanhamento psicológico, motivação e estímulo à autoestima dos estudantes.  O filósofo Alain de Botton fundou a "Escola para a Vida", na qual, como o próprio nome diz, o objetivo é preparar os alunos para a vida. Para isso são recomendadas leituras, são realizados debates e assim por diante. Esta é uma iniciativa muito válida! Nós não devemos pensar que casos como o de Diego são isolados, raros casos de pessoas com  problemas mentais.  Se as escolas perseguirem o objetivo de preparar os estudantes para a vida, além de prevenir tragédias como a de Londrina, teremos mais jovens amadurecidos, prontos para construir bons relacionamentos, tornando-se bons profissionais e cidadãos.

Não acredito que o jogo do qual Marcelo gostava o tenha influenciado a matar. Porém, os pais devem ficar muito atentos aos CDs, jogos, filmes e desenhos animados aos quais seus filhos têm acesso, que evidentemente devem ser adequados à idade da criança ou adolescente. E não posso deixar de frisar que a mídia e aqueles que criam produtos culturais também têm responsabilidade em relação à formação das crianças e adolescentes. Inclusive a influência que a mídia e os ídolos exercem é considerável. Portanto, se houver mais produtos culturais com conteúdo positivo isso fará um imenso bem aos jovens!

Vou tentar, de maneira humilde, fazer a minha parte. E espero que grandes mudanças estejam para acontecer!


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa