Prevenir ou Remediar
Atualizado dia 11/29/2007 12:06:52 PM em Autoconhecimentopor Maria Cristina Tanajura
Este estádio, o único realmente capaz de comportar uma torcida tão grande como a que estava lá naquela tarde, de mais ou menos 60.000 torcedores, estava precisando de uma manutenção urgente há algum tempo... já tinha tido aquele exato local interditado... e nada foi feito para impedir o desastre.
Para que, então, temos uma mente pensante, a razão que nos aconselha sobre passos a serem dados, prevenindo coisas como essa? Por que teimamos em não ouvir a voz sábia que existe em cada um de nós e que sempre nos avisa dos perigos do caminho, para que não nos firamos logo à frente? Talvez porque existam no momento compromissos assumidos por todos nós, que nos deixem cegos e surdos. Com a ganância, com o dinheiro, senhor pobre, mas autoritário cobrador de nosso tempo mais precioso e de nossas energias... não fazemos o que seria melhor para nós mesmos e para o outro, porque talvez prefiramos arriscar, não gastando dinheiro e tempo com a prevenção. Mas, temos o direito de arriscar vidas, amigos? Em nome de uma meta econômica? Isto é imperdoável, inconcebível e está acontecendo mais e mais, neste nosso país. Precisamos protestar contra isso!
O dinheiro é uma energia necessária, mas precisa ser usada de forma correta e sábia. Sem ética, sem valores, estamos nos confundindo e adoecendo, cometendo sérios erros, que depois levam a consequências dolorosas que não podem ser modificadas. Para os pais e parentes desses rapazes e moças vai doer muito saber que tudo poderia ter sido evitado, se os responsáveis pela manutenção do estádio não tivessem deixado de fazê-la. Como diminuir a dor deles, depois do acontecido?
Na verdade eu gostaria que refletíssemos sobre esta palavra prevenção. Muito sofrimento nos seria poupado, se não nos lançássemos irresponsavelmente nos caminhos da vida, mesmo quando nossa voz interior - intuitiva - e mesmo nossa razão, nos advertem para que mudemos ou adiemos os passos naquele momento. Diz o ditado popular – como são sábios! – é sempre melhor prevenir do que remediar... é verdade, amigos, nem sempre podemos remediar o que já aconteceu.
É assim com o uso de drogas, também. Por que não educar o indivíduo antes que ele inicie o uso de substâncias tão prazerosas e tão perigosas? Hábitos ruins precisam ser cortados pela raiz ou ficará muito difícil, depois, que nos libertemos deles.
Espero, sinceramente, que não precisemos sempre que alguém sofra, ou algo muito trágico aconteça, para que mudemos alguma coisa. Somos seres pensantes e nossa razão e nossa intuição deveriam ser guias para uma viagem mais amena nos mares desta vida!
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 10
Socióloga, terapeuta transpessoal. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |