Progredir é mudar!
Atualizado dia 8/11/2022 1:36:22 AM em Autoconhecimentopor Rodrigo Durante
A vontade nos impulsiona positivamente para a melhora, para a cura, a superação, enquanto o desejo geralmente parte de uma carência e apenas busca algo para sua satisfação. Estando ambas as forças presentes na vida de todos, cada um de nós terá sua maneira habitual de lidar com elas.
É bem comum que todos passemos por fases em nossas vidas motivados pela vontade de aprender e de melhorar como seres humanos, pois este é um impulso que vem da nossa alma. Esta vontade está presente também nos momentos em que temos a oportunidade de direcionar a nossa vida para algo mais alinhado com o nosso potencial mais elevado para determinada encarnação.
Para experimentarmos a dualidade e aprendermos sobre a consequência das nossas escolhas, no entanto, é muito comum que passemos a maior parte da nossa vida somente correndo atrás de desejos, esperando receber algo da vida ou trabalhando para transformar nossa realidade exterior. Por este ainda ser um comportamento socialmente estimulado, é o momento que a maior parte das pessoas vive hoje, gerando para si consequências como constante insatisfação, frustrações, depressão, vícios, doenças, estresse, burnout e toda sorte de más escolhas que fazemos neste caminho.
Uma característica deste período de buscas e aprendizados em desalinhamento com o Ser é que enquanto tentamos satisfazer nossos desejos não estamos sendo capazes de perceber os impulsos da nossa alma e tudo de bom que já temos em nós, Virtudes como a Paz, a Alegria, o Amor, até mesmo a Plenitude e Contentamento que tanto corremos atrás. Outra é que tentamos fazer com que tudo mude em nossas vidas, menos nós mesmos.
Com as programações mentais que aceitamos e usando da nossa própria energia vital, nos motivamos a continuar nestas buscas desenfreadas até percebermos os padrões repetitivos em nossas vidas ou não aguentarmos mais o sofrimento natural do desalinhamento com nós mesmos, quando (e apenas quando) começamos a nos perguntar "qual será a próxima etapa da minha jornada" ou, na mais sofrida das hipóteses, "onde é que estou errando". Só então começamos a perceber que algo precisa mudar em nós.
O apego aos nossos sonhos e desejos, às nossas crenças e pontos de vista, ao vitimismo, nossas raivas e acusações, às nossas dependências emocionais nos prendem em estados de sofrimento e buscas que nunca nos preencherão. Em contrapartida, a confiança no Ser, a aceitação, o perdão, a ação amorosa e a entrega à Vontade Divina transformam nosso mundo interior e consequentemente o exterior também, porém desta maneira sem esforços, expectativas ou desafios desnecessários.
O verdadeiro progresso requer mudança interior. Mudar a nós mesmos pelo simples fato de nos alinharmos com quem verdadeiramente somos, nos libertarmos das programações coletivas e acessarmos o mais puro e perfeito em nós, pois não há melhora real em mudar nossa vida apenas externa ou artificialmente. Ao buscar apenas as sensações do mundo, estamos nos fechando para a verdadeira e definitiva Realização!
Em Paz,
Rodrigo Durante
Sem crescimento interior, as mudanças são apenas aparentes!
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 53
Conteúdo desenvolvido por: Rodrigo Durante Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |