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Propósito, significado e engajamento para manter o colaborador comprometido com a organização (Parte 1 )

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Autor Ricardo Keller

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 5/4/2018 5:50:20 PM


Propósito, significado e engajamento para manter o colaborador comprometido com a organização

(Parte 1)

"Quando um ser humano desperta para um grande sonho  e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor."  Goethe

Você sabe qual é um dos maiores desafios dos profissionais de RH?

CULTURA e ENGAJAMENTO ! Conforme a pesquisa Global Human Capital Trends 2015 Deloitte realizada entre 3300 empresas dentre 106 países. Mas a questão é como fazer com que os colaboradores se sintam motivados, engajados e comprometidos com a cultura  e objetivo da empresa. Veja que assustador essa pesquisa do Instituto Gallup:

30% engajados

50% desengajados

20% da força de trabalho está ativamente desengajada

Impressionante não? 1/5 dos colaboradores efetivamente NÃO COLABORAM! (Fonte Instituto  Gallup ). Agora, você tem ideia do quanto se perde com colaboradores descomprometidos? Só nos EUA, são US$ 370 bilhões por ano (Fonte Instituto Gallup)! Isso significa:

+ turn over,

+ absenteísmo,

 -  dedicação,

-  inovação,

-  produtividade

=  MENOS RESULTADO!

Percebeu o desafio? Então vamos ver como podemos centrar nossas forças e como o endomarketing pode ser útil para os profissionais de RH para minimizar essa situação catastrófica e improdutiva.

“Para atrair clientes, toda empresa deve ser considerada um organismo destinado a criar e atender clientes. A administração não deve julgar que sua tarefa é fabricar produtos, mas, sim, proporcionar satisfações que conquistem os clientes. Devem propagar essa ideia (e tudo que ela significa e exige) por todos os cantos da organização. Deve fazer isso sem parar, com vontade, de forma a motivar e estimular as pessoas que fazem parte dela (...) Em resumo, a organização precisa aprender a considerar que sua função reside não na produção de bens ou serviços, mas na aquisição e retenção de clientes, na realização de coisas que levem as pessoas a querer trabalhar com ela.” - Theodore Levitt –Artigo “Miopia de Marketing”.

Conforme a definição acima de Theodore Levitt  em seu livro A Miopia de Marketing, é importante destacar que se faz necessário a VONTADE, MOTIVAR e ESTIMULAR os colaboradores a fazerem parte dos propósitos e objetivos da empresa, bem como a propagarem os seus produtos, e quando cabível, serem usuários.

Sua empresa  pode começar por rever seu processo seletivo e  selecionar os colaboradores que são auto motivados e que demonstrar vontade genuína em querer trabalhar com excelência e focados no desenvolvimento, aprimoramento e resultados, alinhados com os valores e estratégias da sua organização.

Ricardo Keller

Consultor, Facilitador,Coach & Terapeuta Holístico

ARQUITETURA  do  SER

Desenvolvimento Humano & Organizacional

Cel +55 11 9-4229-8181 / Skype: ricardo.kellersc   [email protected] br.linkedin.com/in/ricardokeller/ link


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