Propósito, significado e engajamento para manter o colaborador comprometido com a organização (Parte 3)
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Autor Ricardo Keller
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 14/05/2018 18:08:50
Propósito, significado e engajamento para manter o colaborador comprometido com a organização (Parte 3)
O que nos MOVE ou DESAFIA?
Para uns a rotina representa segurança e para outros o novo desafia, como as organizações podem atuar para manter os colaboradores engajados?
Veja a pesquisa nacional sobre MOTIVAÇÃO dos Brasileiros feita pelas as empresas Walk and Talk, Cristina Panella Planejamento e Pesquisa e LeadPix Survey (Pesquisa Brasil aponta: Experiências aprendidas são a maior fonte de motivação no trabalho):
“36% das pessoas consideram “Experiências aprendidas” como o maior fator de motivação no trabalho, ou seja, o ser humano gosta de ser positivamente desafiado.
Quanto mais as empresas encontrarem maneiras de fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores mais haverá chances de que eles se sintam motivados a continuar.
Isso não quer dizer que quem não muda de emprego há anos se enquadra no modelo acomodado, mas existem pessoas que tem plena consciência de onde estão e onde devem ficar. Inclusive ter em “Atividades que executa” a segunda maior fonte de motivação (33%) diz respeito às pessoas que encontraram o que realmente gostam de fazer, estão envolvidas e comprometidas com suas funções do dia a dia.
Já “Novas oportunidades” como terceira posição, traz à tona mais uma vez o elemento “novo”. Se somarmos a porcentagem de “Experiências aprendidas” com “Novas oportunidades” (26%), teremos um grande número de respostas em que o novo é o principal elemento para a motivação, chegando a 62% dos entrevistados.”
Fonte: link
Quando entendemos que o novo implica em mudar, evoluir, não podemos nos dar o luxo de estagnar. A organização deve se lançar na frente em busca de novas metodologias, treinamentos e aperfeiçoamentos. Em contra partida, os colaboradores devem sair de sua zona de conforto, e não ficar esperando a empresa se responsabilizar por isso. Ele deve ser o seu responsável pelo seu desenvolvimento profissional e pessoal. Melhor ainda quando essas duas forças comungam juntas.
Qual o SIGNIFICADO que proporciono ao meu COLABORADOR?
Muito mais que um trabalho, um emprego, um salário, os lideres e a organização devem promover o desenvolvimento humano e incentivar talentos a contribuírem com o resultado e sucesso empresarial. Contribuir com as pessoas a encontrarem o seu SIGNIFICADO, a sua razão de ser e o quanto que isso pode favorecer aos colegas, à empresa e à sociedade.
Para isso é preciso ALINHAR os VALORES ORGANIZACIONAIS compartilhados ao COMPORTAMENTO dos COLABORADORES, integrando as FORÇAS em AÇÃO, que devem ser COLABORATIVA, CULTURAL e CRIATIVA, com a cultura organizacional, conforme explicado por Philip Kotller em seu livro Marketing 3.0 que recomendo a leitura.
Então, estamos unindo nossas forças? Estamos centrando nossas forças no Ser Humano, seja o colaborador, ou cliente interno, e no cliente externo?
O desafio como dito acima é grande. É contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores, transformando suas vidas para melhor e com mais significado, cuidando do meio ambiente e das relações humanas, qualidade de vida e bem-estar. É buscar colaboradores que executem e produzam ( e não trabalhem) com prazer e paixão, despertando a noção do impacto positivo que sua MARCA PESSOAL e EMPRESARIAL (produtos e serviços) podem causar em suas vidas e dos CLIENTES, para que assim transformem a SOCIEDADE, por “Viverem a MARCA” e fazerem parte de algo muito maior, em vez de apenas esperarem o holerite no fim do mês.
Ricardo Keller
Consultor, Facilitador,Coach & Terapeuta Holístico
ARQUITETURA do SER
Desenvolvimento Humano & Organizacional
Cel +55 11 9-4229-8181 / Skype: ricardo.kellersc [email protected] br.linkedin.com/in/ricardokeller/ link
Para uns a rotina representa segurança e para outros o novo desafia, como as organizações podem atuar para manter os colaboradores engajados?
Veja a pesquisa nacional sobre MOTIVAÇÃO dos Brasileiros feita pelas as empresas Walk and Talk, Cristina Panella Planejamento e Pesquisa e LeadPix Survey (Pesquisa Brasil aponta: Experiências aprendidas são a maior fonte de motivação no trabalho):
“36% das pessoas consideram “Experiências aprendidas” como o maior fator de motivação no trabalho, ou seja, o ser humano gosta de ser positivamente desafiado.
Quanto mais as empresas encontrarem maneiras de fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores mais haverá chances de que eles se sintam motivados a continuar.
Isso não quer dizer que quem não muda de emprego há anos se enquadra no modelo acomodado, mas existem pessoas que tem plena consciência de onde estão e onde devem ficar. Inclusive ter em “Atividades que executa” a segunda maior fonte de motivação (33%) diz respeito às pessoas que encontraram o que realmente gostam de fazer, estão envolvidas e comprometidas com suas funções do dia a dia.
Já “Novas oportunidades” como terceira posição, traz à tona mais uma vez o elemento “novo”. Se somarmos a porcentagem de “Experiências aprendidas” com “Novas oportunidades” (26%), teremos um grande número de respostas em que o novo é o principal elemento para a motivação, chegando a 62% dos entrevistados.”
Fonte: link
Quando entendemos que o novo implica em mudar, evoluir, não podemos nos dar o luxo de estagnar. A organização deve se lançar na frente em busca de novas metodologias, treinamentos e aperfeiçoamentos. Em contra partida, os colaboradores devem sair de sua zona de conforto, e não ficar esperando a empresa se responsabilizar por isso. Ele deve ser o seu responsável pelo seu desenvolvimento profissional e pessoal. Melhor ainda quando essas duas forças comungam juntas.
Qual o SIGNIFICADO que proporciono ao meu COLABORADOR?
Muito mais que um trabalho, um emprego, um salário, os lideres e a organização devem promover o desenvolvimento humano e incentivar talentos a contribuírem com o resultado e sucesso empresarial. Contribuir com as pessoas a encontrarem o seu SIGNIFICADO, a sua razão de ser e o quanto que isso pode favorecer aos colegas, à empresa e à sociedade.
Para isso é preciso ALINHAR os VALORES ORGANIZACIONAIS compartilhados ao COMPORTAMENTO dos COLABORADORES, integrando as FORÇAS em AÇÃO, que devem ser COLABORATIVA, CULTURAL e CRIATIVA, com a cultura organizacional, conforme explicado por Philip Kotller em seu livro Marketing 3.0 que recomendo a leitura.
Então, estamos unindo nossas forças? Estamos centrando nossas forças no Ser Humano, seja o colaborador, ou cliente interno, e no cliente externo?
O desafio como dito acima é grande. É contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores, transformando suas vidas para melhor e com mais significado, cuidando do meio ambiente e das relações humanas, qualidade de vida e bem-estar. É buscar colaboradores que executem e produzam ( e não trabalhem) com prazer e paixão, despertando a noção do impacto positivo que sua MARCA PESSOAL e EMPRESARIAL (produtos e serviços) podem causar em suas vidas e dos CLIENTES, para que assim transformem a SOCIEDADE, por “Viverem a MARCA” e fazerem parte de algo muito maior, em vez de apenas esperarem o holerite no fim do mês.
Ricardo Keller
Consultor, Facilitador,Coach & Terapeuta Holístico
ARQUITETURA do SER
Desenvolvimento Humano & Organizacional
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