PSICOTERAPIA DO ENCANTAMENTO 3ª PARTE (SEU SÍMBOLO E SEUS ARQUÉTIPOS)
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Autor Fenix Medicina e Terapias Alternativas
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 23/04/2008 10:42:53
Acompanhe com o símbolo que está no site link especialidades.
O golfinho branco, selo do 3o grau, refere-se aos ritos xamânicos e associa-se ao elemento terra. Presto aqui uma homenagem ao Império Inca, cuja bandeira é um todo quadriculado formado por 49 (7x7) quadrados coloridos, a representar a imensa variedade da natureza (também humana) pelos diferentes matizes do arco-íris. Escolhi então o branco para este grau, fusão de todas as cores possíveis e metáfora com a qual desejamos expressar que nas diferenças étnicas é que reside a maior riqueza da espécie humana, posto que cada indivíduo se complementa e se identifica ao espelhar-se diante de seus semelhantes. As culturas andinas têm a Terra (Pachamama) como mãe sagrada; respeitam-na sabiamente e valem-se de plantas de poder para alcançar estados ampliados de consciência consoante os quais podem mais profundamente perceber as leis do coração. Por isso o 3o golfinho acha-se em sentido ascendente, visto que provém das nossas mais absconsas profundezas, e traz à consciência potenciais que jazem guardados em nosso mundo interior, que devem ser assimilados para que o psiquismo se reconheça como um todo.
Os ritos xamânicos da Psicoterapia do Encantamento são igualmente trabalhos de cura inspirados nos princípios terapêutico-cosmogônicos da medicina andina, mais particularmente centrado na terapia da polaridade, prática esta a propósito, professada em todas as grandes medicinas ancestrais, podendo ser encontrada na medicina ayurvédica (hindu), a taoísta (chinesa) e também na medicina hipocrática (grega e ocidental), práticas estas que guardam entre si enorme intimidade conceitual e afinidade terapêutica. Em seu trabalho de cura, o principal papel do xamã é o de servir de mediador legítimo entre este nosso mundo e tudo aquilo que o transcende; entre nós, homens comuns, e as hostes ancestrais superiores que se situam além da mera consciência.
O golfinho de cor lilás ou violeta, que completa o oroboro, relacionado ao elemento fogo, é selo do 4º grau, que se faz representar por ritos iniciáticos.
Em oposição ao verde, que se refere ao estado primaveril e caminha em direção ao fluxo ascendente da vida, o golfinho violeta está no plano superior da elipse e se curva para entregar seu movimento ao primeiro golfinho que de novo irá mergulhar nas profundezas. Isto porque o violeta é a cor outonal da espiritualidade, e alude ao amadurecimento de nossos processos introspectivos e involutivos, capazes de nos levar à sublime experiência de libertação do ego por meio da morte simbólica. São quatro os ritos de iniciação da Psicoterapia do Encantamento que permitem cumprir esse propósito, especialmente preparados para impressionar dramaticamente o psiquismo por meio de exercícios e práticas ocultas conforme rogam as genuínas Tradições, a mim confiados ao longo de minha busca esotérica que se iniciou formalmente em fevereiro de 1978, quando sofri minha primeira iniciação de uma noite inteira, no seio de uma tradicional Escola de Mistério.
Para desvincular, porém, a Psicoterapia do Encantamento de toda e qualquer crença, seita ou religião (embora respeitemos todas elas), escolhemos as quatro datas universalmente privilegiadas por toda milenar cultura que soube desenvolver suficiente conhecimento astronômico/astrológico, percebendo a importância destas datas que assinalam os solstícios e os equinócios, que anualmente demarcam a entrada das Estações.
Tais ritos iniciáticos, ainda que o 4º grau não seja hierarquicamente superior aos demais, reservam-se somente àqueles que já trilharam com esmero os caminhos dos outros três graus. Não que o 4º grau possa tornar alguém mais sábio ou privilegiado em relação aos que ainda exploram os caminhos a ele precedentes, mas destina-se àqueles que, amadurecidos na busca pessoal, estejam vivendo o paradoxal “desabrochar psíquico de outono”, período singular, especialmente oportuno ao recolhimento e introspecção. Centrado no espírito dos Grandes Mistérios de Elêusis,*5 o 4º grau nos ensina a morrer para renascer em plenitude; por isso preferencialmente deve ser vivenciado por almas maduras, que já experimentaram padrões incomuns de consciência, que saibam aproveitar a iniciação como metáfora holográfica dos dramas arquetípicos da existência, e por meio dela rasgar os véus que ocultam o estado numinoso, a ser provado por uma excelsa consciência.
Em síntese, o símbolo da Psicoterapia do Encantamento expressa uma das raras verdades psicológicas, a de que o genuíno caminho da alma, trilhado conscientemente ou não, é aquele que faz cumprir o Oroboro, posto que força a alma a debruçar-se sobre si mesma em seu desejo puro de conhecer-se, o que a faz projetar-se em seu próprio precipício. Só assim a alma pode retornar para si mesma na esperança de encontrar em seu centro a matriz divina de totalidade e perfeição de que é dotada essencialmente.
Considero apresentada à comunidade médico-acadêmica a Psicoterapia do Encantamento.
Cumpre dizer que esses quatro graus não guardam relação hierárquica entre si, senão de permeabilidade recíproca e interação holográfica. Cada um deles, ainda que tenha identidade própria, conserva em seu âmago as propriedades do conjunto.
Para uma compreensão etimológica do Oroboro; também entendimento de seu sentido alquímico, vide nosso texto O Simbolismo da Serpente, disponível em nossa Página na Rede: link
Particularmente, aprendi a hiperventilar por conta de uma incessante busca pessoal, inspirado por leituras que cobrem amplo espectro na área, a incluir livros de alquimia oriental, taoísmo e yoga entre outros. Desenvolvi a técnica sozinho, praticando-a obsessivamente por mais de uma década e nas mais diferentes condições: sentado, caminhando, na piscina, em praias, em montanhas, na altitude de La Paz, em climas gélidos da Europa, dentro de cavernas, após períodos de proposital jejum ou insônia, também sob efeito de beberagens xamânicas psicoativas etc. Foi o curioso curso da vida, entretanto, que se encarregou de me pôr nas mãos de modo muito prático aquilo que com tanto fervor eu sempre desejara encontrar; depois de anos procurando a melhor maneira de praticar a hiperventilação, descobri o caminho das pedras seguindo conselhos e exercícios xamânicos, assimilados a partir de meu aprendizado com dois xamãs andinos, de etnia quetchua, com quem tenho relacionamento de amizade e espontâneo discipulado.
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