Psicoterapia para Idosos




Autor Ana Maria Guardado
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 07/11/2011 15:45:33
Uma das maiores dificuldades para o idoso é acreditar que tem condição de mudar o rumo da sua vida, eles acreditam que não dá para mudar seu modo de pensar e agir. Se prendem ao passado. A mudança é possível em qualquer idade.
Muitas vezes o psicólogo tem que atender o idoso na sua casa, no asilo ou na clínica geriátrica. É fundamental a participação da família do idoso no processo terapêutico.
Há idosos que passam a viver afastados do convívio social e ficam limitados ao lar que residem, com isso os estímulos diminuem e os relacionamentos interpessoais ficam limitados.
A viuvez pode fazer com que o idoso se isole ainda mais e se sinta sozinho, com isso ele se apega a uma amigo próximo, familiar ou até a enfermeira.
Quando o idoso se aposenta é comum ficar desorientado e desestimulado, o ideal é que ele tenha atividades que o beneficiem, que lhe dêem satisfação.
Já atendi idosos na clínica e percebo que tanto homens quanto mulheres se preocupam com sua vida sexual. Muitos continuam a terem atividade sexual à medida do possível.
As sessões de terapia do idoso seguem o mesmo padrão e modelo das demais, encontros semanais visando uma melhora de qualidade de vida do cliente .









Ana Maria Guardado Psicóloga (CRP 09/7577) Especializanda em Psicologia Transpessoal Terapeuta Holística,Constelação Familiar,Regressão e Progressão de Memória, Renascimento e Reiki Usui Psicoterapia individual, em grupo, casal e família Cursos, Workshops Grupo Google: www.groups.google.com/group/anamariaguardado Pessoal: (62)9988-51-46 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |