Quais comportamentos aprisionam seu sucesso?
Atualizado dia 11/16/2016 9:07:57 AM em Autoconhecimentopor Heloísa Capelas
Então, eu tenho algumas perguntas para lhe fazer:
Como seus pais lidavam com trabalho e dinheiro quando você era criança?
O que eles lhe ensinaram sobre esse assunto?
Você os ouviu dizer que “dinheiro era sujo” – a frase “vá lavar as mãos, porque você estava mexendo com dinheiro” lhe é familiar?
Eles diziam que era preciso guardar, economizar ao máximo, para se prevenir para o futuro?
Gastavam tudo sem o menor planejamento e, depois, enfrentavam sérias dificuldades?
Odiavam ir ao trabalho, mas mantinham-se firmes porque ‘não tinha outro jeito’?
Conte para mim: o que você aprendeu e como isso se reflete no que faz hoje com a sua carreira e com o seu dinheiro? E, mais: com a sua própria vida?
Sinto lhe dizer, mas tudo isso que você aprendeu continua aí com você. Mesmo que faça exatamente o oposto ao que eles lhe ensinaram, ainda assim, você continua condicionado(a).
A boa, aliás, a excelente notícia é que dá para sair desse padrão. Ao responder minhas perguntas, você já deu o primeiro passo: começou a conhecer a si mesmo(a) e a perceber de onde vêm seus comportamentos.
Ao ganhar consciência de por que você faz o que você faz, poderá escolher manter ou abandonar seus padrões. Poderá adotar uma nova postura até encontrar a que realmente lhe traga bons frutos.
É treino, persistência e dedicação. Assim como você aprendeu, poderá desaprender e reaprender uma nova forma de ser, mais próspera e mais positiva.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 48
Heloísa Capelas é especialista em desenvolvimento humano por meio do autoconhecimento e da competência emocional. Autora de "O mapa da felicidade" e "Perdão: a revolução que falta". Ministra a metodologia Hoffman no Brasil. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |