Qual o limiar entre medo e limitação?



Autor Luci Freire
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 10/10/2005 7:37:54 PM
Até onde posso ir e até onde não devo ir? Como superar os medos e como respeitar as limitações do corpo?
Um certo tanto de medo é natural e necessário a todo e qualquer ser. O medo é uma forma de defesa importante na preservação de qualquer espécie.
No entanto, essa alucinada vida urbana é uma das principais causas da perda do medo como referência de segurança e auto-preservação que, ao invés disso, instala-se em nossas vidas das mais diversas formas: o medo de se relacionar, da intimidade, de perder, de enfraquecer, de chorar, de rir em demasia, de amar, de odiar, de tocar, de ser tocado, de ser honesto, de ser espontâneo, de ser passado para trás, de ser enganado, de adoecer, da morte, do descontrole, das emoções mais profundas que nos fazem tremer sem saber porque e que fantasticamente fogem ao nosso controle.
Muitos dos medos se resumem simplesmente no medo de perder o ilusório controle sobre nossos corpos, emoções, pensamentos, sentimentos, sobre as pessoas e as situações do cotidiano. Quantas vezes não ouvimos a mesma coisa quando indagamos às pessoas sobre como estão? Quase sempre a resposta é: "Tudo sobre controle". Saibam que, muitas vezes, a vida nos mostra claramente que é tão frágil quanto um fio de linha prestes a se romper a qualquer momento. E aí, como ficamos? Cadê aquele poderoso controle do qual sustentamos durante toda uma vida? Os hindus chamam de MAIA e nós de ILUSÃO; talvez o maior de todos os problemas do homem, enquanto tememos ser enganados, roubados, traídos é não percebemos que a ilusão está bem debaixo do nosso nariz...
E como superar os medos? Ficando enlouquecidamente solto pelo mundo e saindo despojado de todas as roupas impostas pela vida? Qual o limite entre enlouquecer e enloucrescer?
Muitas vezes uma forte vontade mobilizadora desperta em nosso ser; porém, o medo e a ansiedade estão sempre ao nosso lado e tudo isso faz parte. Não tenham receio de tirar as máscaras e se questionarem sobre o que acontece aqui e na extensão da vida. O auto-conhecimento só vem a partir da auto-percepção. Permaneçam em estado de atenção e observem como, na maior parte do tempo, vocês se colocam no mundo e como esse universo vem até vocês... Este já é um grande passo.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 75




Luci Freire - Psicóloga com experiência em atendimento clínico com especialização em Terapias Corporais e Vibracionais. Formação Internacional em Terapia Floral, Gestalt Terapia, Bioenergética, Reiki, Terapia da Polaridade, Oligoterapia e Iridologia Orgânica e Comportamental. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |