Qual o Poder de Um Círculo de Mulheres?
Atualizado dia 4/30/2007 2:29:20 AM em Autoconhecimentopor CIRANDDA DA LUA
Minha experiência com “Círculos de Mulheres" começou muito cedo. Ainda menina nas cirandas de roda, girávamos e cantávamos, celebrando a vida através dos passos cantados. Fui crescendo e percebi que nós, meninas, viramos moças e continuamos em roda para falar dos primeiros amores, dos medos, das alegrias. Então, percebi que as mulheres de minha família e também de outras famílias fazem parte de um grande “Circulo de Mulheres" que acolhe, conforta, aquece e transforma!
No meu trabalho como educadora pude observar novamente que as meninas sempre estão em roda e os meninos correndo, jogando bola... Não que as meninas não joguem bola e não corram, mas sinto que a necessidade da mulher de formar círculos é inerente à sua vontade. Também fui facilitadora de diversos grupos com os mais diferentes temas, onde por mais que eu abrisse a possibilidade da participação dos homens, meu maior público sempre foi o feminino. Inspirada nesta experiência de vida e com profundo embasamento teórico, hoje sou facilitadora de “Círculos de Mulheres” destinados ao Resgate do Sagrado Feminino.
O que é um Círculo de Mulheres e qual sua relação com o Sagrado Feminino?
“Você deve ter notado que tudo que um indígena faz é em Círculo. Isso acontece porque todo Poder do Mundo sempre trabalha em círculo e tudo tenta ser redondo... O céu é redondo e eu ouvi dizer que a Terra é redonda como uma bola e também as estrelas. O vento, no momento de seu maior poder, gira. Os pássaros fazem seus ninhos circulares, pois eles têm a mesma crença que nós... mesmo as estações formam um grande círculo de mudanças que sempre retornam ao seu início. A vida de um homem é um círculo que vai de infância a infância e assim é em tudo onde o poder atua.”
Black Elk, Homem Santo dos Oglala Sioux
Os círculos fortalecem um vínculo afetivo capaz de despertar a beleza e a verdade, a criatividade e a espiritualidade. É uma forma arquetípica que parece familiar à psique da maioria das mulheres. Ele é pessoal e igualitário. De acordo com Jean Shinoda Bolen "... quando um Círculo de mulheres está centrado, ele forma uma roda ou uma mandala invisível".
O Círculo reúne-se como que ao redor de um fogo sagrado no centro de uma lareira redonda. O centro é o que torna o Círculo especial ou sagrado. O centro invisível, como fonte de energia, compaixão e sabedoria.
No círculo, como na vida, as mais valiosas lições surgem do fato de termos feito o melhor nas circunstâncias mais difíceis. “O círculo e seus membros se desenvolvem através de situações difíceis.”
Também é um dos símbolos associados à Deusa e ao feminino. Representa os muitos ciclos da vida e nós, mulheres, carregamos em nosso corpo todas as Luas, todos os ciclos, o poder do renascimento e da morte. Sendo assim, este arquétipo está diretamente ligado à mulher.
O Poder do Círculo de Mulheres
Fazer parte de um grupo de mulheres é um grande compromisso com a vida, é um ato de coragem e de amor. Conhecer os segredos da vida, as vozes do inconsciente, o canto das fadas e o encanto dos seres do mundo paralelo é uma nova forma de viver, de envolver-se e de amar.
Se a lua habita no seu coração e você sente o convite do mistério como um canto de sereia, irresistível e belo, vem, solta seus pés como uma dançarina, abre um sorriso para a vida, use seus braços como asas de uma borboleta e voe para o sonho, porque o nosso Círculo de Mulheres está lhe esperando e uma nova mulher estará, então, entrando na Grande Mandala.
Enfim, se você, mulher, ainda não teve a oportunidade de participar de um Círculo de Mulheres, agora é o momento certo! Entre nesta viagem para Resgate de sua Alma!
Com amor.
Soraya Ferreira Mariani
www.ciranddadalua.com.br
[email protected]
(11) 9979-0444
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 60
Soraya Mariani é coordenadora do Projeto Cirandda da Lua.Tem formação acadêmica em artes e pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e Arte Terapia. Agrega ao seu conhecimento diversas técnicas holísticas: floral, fitoterapia, encantação de contos, tarô; e ainda dedica-se ao estudo e prática da mitologia arquetípica, filosofia, antroposofia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |