Quem é a criança dos 7 aos 14 anos? Segundo setênio - Rudolf Steiner.(1/2)



Autor Marcia akahoshi
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/13/2012 6:50:15 PM
Nesta idade inicia o período escolar e a criança precisa desenvolver seus sentimentos através da percepção do mundo externo e do relacionamento com outras pessoas. É o tempo de aprender a beleza da natureza, conviver com suas diferenças e vivenciar a contemplação do belo. A música e outras atividades artísticas ajudam muito o aprendizado necessário ao seu corpo emocional.
Nesta idade é muito importante iniciar o entendimento do significado do dinheiro em nossas vidas e que é necessário termos responsabilidade, disciplina, persistência e integridade moral.
2.a.) Como desenvolver um adulto Humano, Íntegro e com Moral?
A necessidade primordial desta criança é ter “autoridade para decidir” entre suas opções o que sente ser melhor para ela. Esta atitude tem que vir acompanhada de tempo de dedicação exclusiva à criança para “cultivar a amizade” e conseguir estar presente em suas pequenas dificuldades. Desta forma ela se sentirá com “segurança para inovar” e viver uma vida repleta de experiências prazerosas e belas dentro da sua verdade.
Quando os pais olham para uma criança neste setênio e não vêem responsabilidade suficiente para delegar a autoridade em decisões do dia a dia, comete-se um dos maiores erros na educação. Ela é impedida de vivenciar e assumir as conseqüências da sua decisão.
A criança tem a necessidade de vivenciar a manifestação da vontade nas opções que surgem e ela decidir o conjunto de pensar, sentir e fazer partindo de sua própria decisão que proporcionará a formação de uma personalidade forte e íntegra.
2.b.)Como praticar um aprendizado eficaz e prazeroso na escola?
Os pais podem escolher a escola correta que ajude a educar os filhos procurando as qualidades destacadas abaixo.
Atualmente a escola enfrenta vários problemas na forma como se encontram as crianças e jovens e tudo se reflete na capacidade das crianças realmente aprenderem os conteúdos curriculares.
Muitos educadores concordam de que são necessárias mudanças nesta forma antiga de educar as crianças, mas pouco se tem feito para que elas tenham entusiasmo e prazer no ato de aprender.
Entender que a responsabilidade em “educar” os filhos é dos pais e consiste em permitir que a criança se manifeste para a que veio em sua missão de vida.
A escola é responsável por “ensinar” conceitos mentais da ciência e entende-se que na idade de sete anos a criança já teria a formação moral, ética e humana que se aprende em casa.
2.c.)Qual a importância das qualidades técnicas e humanas do professor?
Valorizar o professor e considerar aspectos como um autoconhecimento constante uma prática do seu trabalho. Somente assim ele poderá formar crianças nos aspectos emocionais e racionais.
As qualidades necessárias para um(a) professor(a) são:
* ”Ter” conhecimento técnico
* “Ser humano” possuir conhecimento do ser humano, de si mesmo e dos alunos em seus talentos e suas dificuldades. Trabalhar sua auto-estima e autoconfiança para ensinar estes atributos emocionais.
* “Ser professor” é ter paixão pela profissão que exerce.
* “Estimular a aprender a aprender sempre” criando desafios para os alunos que tem uma maior facilidade em entender a matéria e desafiando aqueles que têm uma dificuldade maior em superar e perseverar.
*”Ser um aprendiz da vida” aprendendo a cada superação sua e buscando respostas às perguntas que vão surgindo no caminho.
*”Ser justo” e que saiba perceber relacionamentos injustos entre os alunos e tenha a criatividade de soluções inovadoras.
*”Ter didática” em perceber formas diferentes que possam ser mais fáceis para que as crianças aprendam.
2.d.)Como transformar as aulas em momentos agradáveis onde realmente as crianças aprendam?
O aprender passa por pensar o conceito, sentir e fazer. Quanto mais as aulas ficarem somente no mental, mais dificuldade as crianças terão no aprendizado e na memorização das matérias curriculares. Procurar vivenciar o conceito é muito importante para termos um aprendizado eficaz. As crianças que não conseguem aprender na sala de aula quando o professor explica as matérias é porque estão ali somente fisicamente, mas a vontade (sentimento) e o pensamento estão bem longe. Portanto estas crianças não conseguem se concentrar e entender durante a aula e tem que aprender através das tarefas e longos estudos em casa sem a ajuda do professor.
Quando a criança teve uma vivência correta do “brincar” até os 7 anos ela terá uma base criativa com muita imaginação e fantasia e saberá “pensar imagens”.
Então quando ela chegar à idade escolar e quando o professor explicar determinado conceito ela transformará em imagens, facilitando muito o entendimento.
Uma criança que aprendeu a “ouvir” e a “respeitar” o outro “ser humano” não terá dificuldade em interagir socialmente com outras crianças na escola e estabelecerá vínculos de amizade verdadeiros e sinceros.
Continua (2/2) - meu blog: marciaakahoshi.blogspot.com









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcia akahoshi Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |