Menu
Somos Todos UM - Home

QUEM FERE COM ESPADA, COM ESPADA SERÁ FERIDO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Alberto Carlos Gomes Lomba

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/31/2005 2:59:32 PM


Em tempos passados a honra era lavada com sangue, ou seja, os duelos eram um grande flagelo da humanidade, onde o amor próprio, o egoísmo e o orgulho se sobrepunham ao verdadeiro perdão. Quantas cenas tristes de pais de família, desafetos, inimigos se digladiando com vários tipos de armas contundentes, desde a espada afiada à pistola mortal. E os que tombavam sem vida levavam consigo o desprezo de uma sociedade que fazia vista grossa a este tipo de crime, uma vez que, na maioria dos paises, tal ato era reprovado por legislação.

Porém, se falava em nome da honra e mesmo na justiça de Deus, a tal ponto de se transformar uma vingança pessoal em ato homicida. Esqueçamos os anos negros, onde esta prática era comum e nos reportemos aos dias atuais. O duelo ainda existe mas de uma forma mais mortífera, quando matamos as esperanças e mesmo o espírito de certas pessoas que fazem parte de nossas relações. É o duelo verbal. São as discussões sem fim, estéreis, que acarretam sentimentos de ódio, vingança e menosprezo.

E isso acontece no seio de muitas famílias, entre amigos, entre apaixonados. Quantas vezes palavras mal colocadas se escoam em calunias e injurias infames que dão ao ofendido o sabor da dor profunda, do desamor e do abandono? Quantas vezes esquecemos de policiar o magnetismo das palavras e ofendemos alguém, até aquelas que dizemos amar? E isto em nome de nosso amor próprio ferido! Notamos que a grande mágoa da pessoa ferida traduz-se em abaixar a cabeça e, com lágrimas, nos dizer: "Jamais pensei escutar isto de você”. Não seria este o punhal afiado ou a bala perdida de uma pistola a matar verbalmente alguém que muitas vezes nos confidenciou segredos de sua vida?

Odiar e se vingar através da palavra não será nunca o melhor caminho para aquele que se diz justo. A verdadeira justiça pertence ao Criador que sabe quando a mesma deve ser exercida. Somente a lei do amor e do perdão, desarmará suas atitudes pois que “o mal não está no que entra na boca do homem, mas no que sai dela”. E, nunca se esqueça, desses embates verbais você poderá ser a vítima, sem direito à defesa; afinal, existe a lei de causa e efeito.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Alberto Carlos Gomes Lomba   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa