QUEM SÃO ESSES HOMENS DA ERA DE AQUÁRIO?



Autor ELAINE PERA
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 4/2/2006 9:20:52 PM
O mundo mudou... e com ele também os relacionamentos afetivos. O papel da mulher se transformou rapidamente ... da doce dona-de-casa das propagandas de eletrodomésticos na TV para a famosa executiva de uma grande multinacional e nesse novo contexto cabe-nos perguntar: Como fica a cabeça dos homens? Onde cabe agora o papel masculino do provedor, do herói e do incansável sedutor?
No passado esses papéis eram muito bem definidos; porém, hoje, o grande problema que enfrentamos é localizar onde estão nossos heróis. Em seu livro “O Poder do Mito”, Joseph Campbell indica um caminho para o homem moderno rever seu novo papel no mundo. Ele afirma: “... a mitologia, bem como os rituais mitológicos ajudam o ser humano a reconhecer o novo papel que se passa a desempenhar, com o processo de atirar fora o que é velho para voltar com o novo, assumindo uma função responsável...“
Qual, então, o papel do novo homem? Talvez seja necessário que a sociedade faça uma revisão e atualização do papel do masculino, inclusive para compreender o mundo. Apesar do mundo ter se transformado muito os sentimentos e as emoções do seres humanos continuam os mesmos; portanto, dentro de cada homem ainda habitam deuses e heróis, que aparecem diante de um desafio - por exemplo o guerreiro - ou diante de uma oportunidade, o mago. Perceber esse universo pode trazer ao homem moderno uma referência plena dos vários aspectos de seu masculino. E para isso vou apresentá-los.
O Homem Zeus, o poderoso Chefão. Regido pelo pai de todos os deuses ele está voltado principalmente à liderança, à autoridade, à confiança e ao poder; tem uma grande força de vontade, é escrupuloso e poderoso; adora patrocinar festas, vestir-se com elegância, aprecia a arte de seduzir e conquistar mulheres; se interessa por profissões ou temas ligados à política, economia, estratégia e marketing.
O Homem Hades, o mago misterioso. Regido pelo deus do inconsciente, esse homem um tanto enigmático, introvertido e sensível, apreciará roupas escuras, nos tons de cinza e em preto a fim de não chamar atenção; fidelidade e lealdade são seus valores fundamentais. Sua missão é conduzir as pessoas pelo caminho do autoconhecimento e sua maior força é lidar com o que não é visto pelas pessoas.
O Homem Poseidon, o afetuoso paizão. Regido pelo senhor das águas e dos mares. É flexível, intuitivo e vive suas emoções com intensidade, colocando as pessoas em primeiro lugar. Gosta de vestir-se bem, de maneira sóbria e no trabalho se preocupa com os interesses alheios valorizando as boas relações pessoais, a lealdade, o casamento, a família e os serviços comunitários. Para ele o mundo deve ser experimentado e sentido; valoriza a vida selvagem, a natureza, os rios, os mares, a ética e o direito.
O Homem Hefesto, o trabalhador incansável. Regido pelo deus do fogo, da tecnologia, do trabalho e da indústria, possui uma fantástica habilidade manual. Produção, operação e precisão são suas qualidades inatas. Como se dedica demais ao trabalho sente algumas dificuldades em lidar com as mulheres, com o casamento e com o sexo, sacrificando esses últimos em nome do primeiro. Sente-se bem “fazendo”, construindo e manufaturando, pois acredita que o trabalho é a mola propulsora das riquezas e move o mundo.
O Homem Apolo, o talentoso executivo. Regido pelo deus da beleza, da arte, da música e da poesia, este homem é a perfeita expressão do equilíbrio da racionalidade, do planejamento e da organização masculina. Sempre vestido na moda, com esmero e harmonia, seu lema é “corpo são e mente sã”. É um intelectual que, no trabalho, busca ter objetivos claros e bem definidos. Aprecia mulheres inteligentes, educadas e suaves, por isso une sexualidade com amor e romantismo.
O Homem Dionísio, o cativante aventureiro. Regido pelo deus da alegria, do vinho e do teatro, ele representa o mais humano dos deuses; é irreverente, descontraído e prefere roupas confortáveis, coloridas e informais para poder estar sempre fazendo exercícios, em movimento ou dançando. No trabalho, a alegria e o prazer são inegociáveis; o casamento não está em seu dicionário porque ele não abre mão da liberdade, da boemia e portanto, mulheres liberadas e sem preconceitos são as suas prediletas.
Agora que todos foram apresentados, com qual deles você, homem, se identifica? E por qual deles você, mulher, normalmente se apaixona?
Elaine Mª Perassoli
Terapeuta holística
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 14




Conteúdo desenvolvido pelo Autor ELAINE PERA Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |