Rastros de alegria
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Leandro José Severgnini
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/22/2015 7:44:29 PM
Há algum tempo li uma reportagem sobre o poder positivo do sorriso e da alegria no tratamento da depressão. O simples movimentar dos músculos da face (responsáveis pela expressão de sorriso) tem a capacidade de ativar alguns hormônios ligados ao bem-estar e a alegria. Em contribuição a isso, a Programação Neurolinguística afirma que pensamentos e ações alegres, se nutridas adequadamente, podem moldar o comportamento humano de modo que a alegria se transforme em um hábito, podendo até curar ou evitar certas doenças.
Analisando mais profundamente a questão, creio que o estado de alegria do ser humano tornou-se quase um tabu. Infelizmente, cada vez mais estamos limitando o nosso estado de alegria a determinadas condições; se alcançar determinadas condições, poderei estar alegre, caso contrário, terei de alcançá-las primeiro. Triste erro! A alegria é um estado de espírito genuíno em toda a vida, desde plantas, animais e até no homem. Mas os grandes mestres afirmam que a tristeza só existe onde o homem interfere negativamente com o seu ego. A tristeza e a depressão só existe na raça humana ou em certas animais que foram tirados do seu habitat. Os seres que vivem a sua natureza de forma plena e desapegada não conhecem a tristeza ou a depressão. Veja os cães, gatos e pássaros, um simples poço de água é o suficiente para verter alegria. E as crianças? Estas desconhecem o excesso de racionalidade característico do homem adulto, não precisam pensar sobre a alegria, portanto, apenas são alegres sem qualquer condição.
Precisamos mudar isso. Compreendo que passamos por situações que nos colocam nos mais variados níveis de ansiedade e insatisfação. Mas nesses momentos, a capacidade de sorrir e alegrar-se se tornam de vital importância. Tudo se torna mais fácil com o sorriso. Tudo melhora quando temos a capacidade de ser alegre. A alegria é o tempero valioso que torna agradável tudo aquilo que parece ser amargo. Se não tivermos a capacidade de sorrir justamente quando mais precisamos, então quando o faremos? Percebo que a natureza é tão sábia que, dentre todas as virtudes humanas, não existe uma única que se esgota se a dividirmos. Pelo contrário, se dividimos, acabamos multiplicando-as em nós mesmos. É assim com o amor, com a paz, com a tolerância, a serenidade e, claro, também com a alegria. Quanto mais alegria dividirmos, mais alegres seremos. Quanto mais amor dividirmos, mais amor teremos. Quanto mais levarmos paz a outrem, mais estaremos envolvidos em uma atmosfera de paz e tranquilidade. A matemática tradicional não se aplica nesses casos: divida e terás em dobro! Portanto, deixe rastros de alegria por onde passar!
Conforme ensina o Mestre Tang Li, “a vida é uma constante alegria. Ela é um constante borbulhar de cânticos. O vento toca nas folhas das árvores e canta uma melodia indescritível; as flores desabrocham belas mostrando sua alegria; os pássaros com seus cantos inimagináveis, felizes. A vida constantemente está em festa... Somente o homem vive amargurado e triste dentro de si mesmo. Portanto, o sábio, quando atinge a sabedoria, percebe que deve fazer como as flores e viver como os pássaros. Todos os dias são como se fossem o desabrochar e o cantar da alegria de viver, a expressão alegre do sorriso que flui por todo seu corpo. O sábio dança, o sábio canta, o sábio pula, o sábio rola, o sábio é FELIZ”.
![](https://www.somostodosum.com.br/icone/86-2.gif)
Texto Revisado font> em>
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito". E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |