Reagindo a sentimentos arcaicos



Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 9/27/2005 9:43:17 PM
Muito se tem falado hoje em dia sobre depressão, a doença do século XXI. Mas, na verdade, este estado de espírito ou transtorno neurótico, conforme a psicanálise, convive com o homem há milênios. São vários os gatilhos que acionam o desencadear das crises depressivas: baixa auto-estima, perda de emprego, perda da pessoa amada, entre outros.
Sob o enfoque reencarnacionista, no entanto, a depressão assume um papel diferenciado no que diz respeito às suas origens. Partindo do pressuposto de que trazemos conosco as marcas do passado registrado no perispírito, continuamos nesta vida a manter a sintonia como forma padronizada de comportamento. Ou seja, os sentimentos arcaicos que nos incomodam e que alimentam as crises de depressão tendem, através da nossa personalidade congênita, a se repetirem agora e sempre, a menos que mudemos cortando esta sintonia e modificando, desta maneira, o nosso padrão vibratório e, como decorrência, o comportamental.
A psicoterapia age no sentido de conscientizar a pessoa depressiva para que reaja a esta tendência predominante de sentir-se vítima de um estado de coisas, mostrando as verdadeiras origens do seu "sofrimento" através da oportunidade de regressão a esta vida ou a vidas passadas.
Resgatando este vínculo com o passado que manifesta-se em forma de transtorno no presente e causando desconforto, a psicoterapia trabalha com a pessoa esta revivência no sentido de fazê-la entender que o que vem se repetindo há séculos, precisa agora ser modificado.
Depressão e vitimização são, portanto, inseparáveis companheiras; são irmãs gêmeas que estão sempre à procura da próxima vítima que não consiga reagir a seu envolvente assédio.
As experiências de vida que nos elevam, assim como aquelas que nos "põem pra baixo", servem como aprendizado que deve ser considerado e assimilado como lições necessárias para o nosso crescimento de consciência. Somente evoluímos na alternância de perdas e ganhos, sofrimentos e alegrias. Situações pelas quais temos que passar, mas não eternamente...
Psicoterapeuta Reencarnacionista.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 13




Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |