Reeducação Alimentar - parte 1



Autor Denise Toledo Bonemer de salvi
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 2/3/2005 10:24:38 PM
A reeducação alimentar é a “dieta” que realmente funciona. Consiste em adotar hábitos que irão possibilitar à pessoa manter estilo de vida e o peso, saudáveis.
Primeiramente, é preciso rever os próprios hábitos alimentares. Nossos alimentos são compostos de:
-carboidratos: ou hidratos de carbono, responsáveis por fornecer energia imediata para nossas atividades. Há carboidratos mais energéticos (calóricos) do que outros. Batatas, farinhas, amidos, frutas bem doces (banana), açúcar refinado são mais calóricos do que maçãs, cenouras, verduras, alfaces. Conhecer as tabelas de alimentos, comparar os valores energéticos ajuda bastante.
-proteínas: são necessárias para construir e reformar nosso organismo. Entram no reparo de músculos, produção de células e outras funções. Está presente nos alimentos de origem animal - leite, ovos, queijos, carnes em geral - e também em alguns de origem vegetal - feijões, soja, tofu (queijo de soja), ervilhas.
-gorduras:são fontes econômicas de energia; são reservas que ficam estocadas para serem usadas conforme a necessidade. São os óleos, manteigas, cremes de leite. Se dividem entre gorduras saturadas - presentes nos alimentos de origem animal, como carne, banha e são mais nocivas ao coração - e gorduras insaturadas e polinsaturadas - presentes nos óleos vegetais e alimentos de origem vegetal, como óleo de milho, canola, oliva, peixes e são mais saudáveis para o coração.
Em geral, precisamos de 60% de carboidratos - pães, batatas, arroz, frutas, legumes, cereais - 15% de proteínas - carnes, feijões, ervilhas, soja, leite, queijo - e 25% de gorduras - óleos, manteigas e as presentes naturalmente nos alimentos.
Sim, a porcentagem de gordura está maior que a de proteína. Isso, porque há gordura em diversos alimentos, como leite, carne, queijo. Na carne de vaca, por exemplo, não adianta retirar somente a gordura visível que fica exposta e que retiramos com uma faca bem afiada. Há a gordura saturada, que fica embutida na carne e que é ingerida sem nos darmos conta.
A gordura é necessária a diversas funções no organismo, entre elas promover absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), isolar e controlar a temperatura corpórea, fornecer componente estrutural para membrana celular, secreções digestivas e hormônios. Ela também traz a sensação de saciedade, além de dar sabor, textura e corpo aos alimentos. Justamente por isso não se pode abolir as gorduras do cardápio.
Proteínas fornecem 4 calorias por grama, carboidratos fornecem 4 calorias por grama também, e as gorduras, 9 calorias por grama.
Voltando aos hábitos alimentares, aprendemos desde cedo a nos alimentar de acordo com o que nossos pais (ou responsáveis) nos ensinaram e com o que aprendemos na nossa cultura, religião, raça. A alimentação é extremamente vinculada à parte cultural e emocional do homem. Por isso também é tão difícil (mas não impossível) rever os próprios hábitos.
Vamos entrar na tão falada reeducação alimentar. Ela não tem fins puramente estéticos, mas lógico que quem se habitua a seguir uma alimentação saudável, fatalmente acaba emagrecendo. Os ganhos vão além disso: maior disposição, menos doenças, saúde de ferro.
Consiste em fazer trocas, e não restrições (estas dão idéia de limitação, de proibido). Trocar um item muito calórico e pouco saudável, por outro também saboroso, mas com menos calorias e mais vitaminas, menos gordura.
Devemos abolir também a idéia de que carboidrato engorda e que para emagrecer precisamos bani-lo. De jeito nenhum pode ser assim. Os carboidratos ajudam a produzir serotonina, um importante neurotransmissor responsável pela agradável sensação de bem estar. Ajuda também no bom humor, no raciocínio, fornece energia, entre outros benefícios. Além disso, precisamos de carboidratos em 60% da nossa alimentação.
Café da manhã:
200ml de leite (com café, adoçante) ou iogurte, coalhada
1 fruta
1 fonte de carboidrato (cereais ½ a ¾ de xícara ou 2 fatias de pão integral ou 1 pão francês ou 6 biscoitos)
1 fatia de queijo (minas, light, fresco) ou 1 colher sopa de requeijão (pode ser light) ou 1 colher chá de manteiga ou margarina (melhor ainda se for light).
Almoço:
Salada (muita salada, muita folha verde, tomate, pepino, rabanete, cenoura) Pouquíssimo azeite (se gostar), pouco sal (ele retém líquidos no corpo, cuidado) e vinagre, cebolinha, alho, ervas, que são temperos que dão sabor sem somar caloria
1 porçao de proteína (2 ovos ou 1 bife ou 1 file de peixe ou frango, de preferência feito com pouco óleo, assado ou grelhado)
1 porção de carboidrato (arroz, macarrão, batata, mandioca, lasanha, massas em geral, feijão com arroz)
1 porção de legumes cozidos (chuchu, cenoura, abobrinha, berinjela, jiló, quiabo)
Uma medida interessante é separar um prato para salada crua (folha ocupa espaço), e no outro: metade de legumes cozidos (lembre- se, pouco ou nenhum óleo), ¼ de carboidrato e o outro ¼, de proteína.
Jantar: pode repetir o almoço ou, se preferir, uma canja, sopa, sanduíche com queijo branco ou cottage, cenoura, alface, peito de peru ou presunto.
Lanches: são importantes pois ajudam a engrenar o dia, não deixam ficar muitas horas sem comer, assim o rendimento não cai. O lanche depende da atividade de cada um. Pode ser 1 iogurte com 2 colheres de cereais, 1 fruta ou salada de frutas, novamente 1 ou ½ sanduíche, 1 copo de leite com 3 biscoitos, 1 esfiha, barrinhas de cereais.
A reeducação alimentar é bacana e divertida. Afinal, consiste, como falado acima, em aprender a trocar, escolher itens menos calóricos. Depende unicamente do indivíduo e de sua disposição e é um programa saudável, uma dieta que pode (e deve) ser seguida a vida inteira.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 24




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |