Menu
Somos Todos UM - Home

REFLEXOLOGIA: Uma das Possíveis Respostas ao SOS Saúde Pública

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Carmem Calmon Lacerda

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 02/12/2006 00:12:08



Algumas pessoas desconhecem o que realmente é Reflexologia. A massagem dos pés origina-se em tempos antigos, mesmo antes da tão famosa passagem de Maria Madalena utilizando seus perfumes mais preciosos ao massagear os pés tão doídos e feridos de Jesus.

Existem pinturas em cavernas que remontam séculos A.C, principalmente no Egito, nas quais as pessoas massageiam os pés umas das outras.

Sabe-se bem que a História do Mundo nos mostra que as mulheres mais belas e famosas por sua beleza, eram também aclamadas por sua inteligência, às vezes perniciosamen-te chamada “astúcia”. Estas mulheres investiam boa parte de seus dias em banhos maravilhosamente perfumados, repletos de especiarias que incluíam leite de cabra, óleos nobres como Mirra, Sândalo, Rosas..., pétalas de flores, principalmente as rosas por serem representantes da paixão e sedução, e com certeza incluíam em suas famosas massagens, uma boa e caprichada massagem nos pés, já que nenhum pedacinho de seus corpos era considerado menos digno de tratamento especial.

Mas também os nobres, homens, reis, todos se rendiam às massagens e existem relatos de “clínicas” e das famosas “saunas” da época Romana, e outros, nos quais as pes-soas sentiam-se como deuses devido aos cuidados corporais especiais.

Hoje, a massagem está em voga, mas além do objetivo estético, temos também em foco o Terapêutico. Isso quer dizer que, não só os Terapeutas multiplicaram-se, estão inves-tindo em qualidade e tornando o dito popular “Beleza vem de dentro pra fora!” uma realidade, mas também os usuários têm demonstrado uma preocupação maior com a saúde como caminho para a beleza e bem estar.

Há 17 meses atuo como voluntária em um Centro de Saúde de minha cidade. Infeliz-mente, não posso divulgar esse trabalho, a não ser para o público que atendo e que me conhece de lá, pois a Prefeitura não aceita trabalho voluntário dentro dos Cen-tros de Saúde.

Apesar de saber da preocupação do Governo que isso possa gerar uma futura cobrança por parte de pessoas mal intencionadas, acho também uma falta de respeito para com os voluntários e principalmente para com os usuários que definitivamente, e todos sabem disso, não recebem a atenção que precisam e quando precisam. Então, assim, sem grades pretensões de algo mais substancioso, iniciei meu trabalho dentro de um grupo de idosos.

Grande surpresa: fui muito bem recebida e apesar, de ser chamada de “Manicure de Luxo” por alguns, recebo credibilidade e atenção da maioria de meus clientes. Tenho lá, 4 clientes fixos, o resto é “da vez”. Utilizo Óleos Essenciais em casos em que sei ser preciso, tipo fungos, pediculose, e outros. Não raro, estou massageando de levinho a parte emocional de alguém e pergunto ao notar algo: “E o coração, o emo-cional, tá legal???” Assim, como quem não quer nada e recebo uma inesperada lágrima de presente, de confiança, seguida de algum relato de dor. Nesses momentos, lá no local, não há muito a ser feito senão ouvir e apoiar no que for possível. Dou meu telefone e me coloco a disposição para conversarmos, às vezes acontece de haver alguém muito doente em casa e a pessoa usar o espaço para “fugir” por uns momentos, ofereço visita e cumpro.

Enfim, a Reflexologia tem me mostrado um caminho para diagnóstico de males e auxí-lio para eles. Temos documentado, feito exames complementares e jamais dispenso a opinião de um médico e procuro sempre encaminhar a pessoa para a assistente social de sua região para exames específicos do que “encontro” em seus pés. Após isso tudo feito, caso o indivíduo retorne e demonstre interesse em fazer algo a respeito, iniciamos trabalho de massagem propriamente dita. Aqui o objetivo muda, não busco mais diagnóstico apenas, mas alívio e cura. Não raro anexo a Aromoterapia e os resultados têm sido maravilhosos.

Enfim, embora por baixo dos panos, estamos trilhando um caminho maravilhoso de descobertas. Estamos descobrindo que em nossos pés existe mais do que calos, exis-tem histórias, a essência do que ocorre em nosso corpo. Creio que o nome “Reflexo” já diz muito: refletimos nos pés, pisando sobre eles, os males que nos afligem.

Gosto muito dessa imagem de nosso “CURADOR INTERNO” tentando o dia todo, pisar, es-magar, nossos males carnais, espirituais e emocionais numa tentativa de tornar nossos dias melhores. Porém por não conseguir sempre dar conta dessa tarefa, criou nós Reflexologistas, para trilharmos juntos esse caminho, numa tentativa de diminuir a dor alheia.

E vc? Já deu uma olhadinha em seus pés hoje???

Com carinho,

KRIKA

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Carmem Calmon Lacerda   
Trabalho e estudo Aromaterapia, Florais de Bach e Califórnia, Terapia do Barro (GEOTERAPIA) e Shiatsu Emocional. Sou Reflexoterapeuta e Fitoterapeuta. Muito confiante e feliz com o meu trabalho, faço com estudo e amor.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa