Menu
Somos Todos UM - Home

Regeneração e Evolução

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Guilhermina Batista Cruz

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 7/27/2004 9:09:03 PM


O Espiritismo abre-nos um mundo de novas concepções. Através dele entendemos que o estado ditoso após o nosso desencarne resulta não só dos nossos esforços em direção ao bem, como também é resultado da compreensão das leis de Deus.
O Espírita sabe que para trilhar o caminho do bem na terra, para uma convivência mais harmoniosa com os semelhantes, é necessário não só a prática da fé, como também a busca da auto-regeneração, da evolução da própria alma.
O sentido da palavra Regenerar significa recuperar, repor o que se perdeu, devolver o que foi tirado. O filho que presta assistência aos pais depois de os abandonar por muito tempo, regenera-se; O corrupto que torna-se honesto, regenera-se; O alcoólatra que deixa de beber, regenera-se;
O Sentido da palavra Evolução nos remete ao sentido de subida, ascensão, nos fazendo ter uma melhor compreensão das coisas, no sentido da moral, dos costumes, dos sentimentos,da fraternidade e da bondade com que passamos a encarar nossos irmãos de caminhada, vendo cada um com olhos “diferentes”, sentindo em nosso ser a chama do amor por cada um que cruze nossa estrada, estendendo a todos a fraternidade e compreensão que já habita em nosso ser .
Evoluir é bem mais trabalhoso do que regenerar, pois na regeneração, apenas voltamos ao ponto que um dia abandonamos, tomados de perturbação. Com a evolução , ascendemos a outros níveis de compreensão, crescemos espiritualmente e adquirimos um conhecimento a mais, que nunca possuímos.
Podemos citar como um grande exemplo de regeneração e evolução Paulo de Tarso , entidade elevada que reencarnou para servir ao Cristo, regenerando-se após a visão do Senhor na estrada de Damasco; e, quando conheceu e vivenciou , durante três décadas de sofrimentos, os ensinamentos evangélicos, evoluiu para planos antes desconhecidos, tornando-se um dos mais importantes mentores do cristianismo.
A Doutrina Espírita propõe três fases distintas para a educação de nossa alma rumo a ascensão espiritual : a conscientização, pelo estudo metódico da leis divinas, a regeneração, pelo arrependimento das faltas cometidas e pela correção de conduta, e a evolução, pela prática constante do bem e pela assimilação de novos valores ao caráter.
Regenerar já é um passo significativo que damos em direção ao alto, evoluir é a libertação definitiva das sombras e das limitações humanas.








Bibliografia : Revista O Espírita, de 1997

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa