REGRESSÃO É COISA SÉRIA
Atualizado dia 4/24/2007 11:18:59 PM em Autoconhecimentopor Renato Liberman
O problema que se percebe é o uso inadequado das técnicas de regressão aplicadas por profissionais sem o conhecimento da mente e das emoções ou à falta de informação do próprio cliente quanto ao método e eficácia da técnica.
A regressão de memória, também chamada de regressão à “vidas passadas” ou “terapia de vidas passadas” (TVP), além de infinitas outras formas de denominar tal método, é uma técnica utilizada há muito tempo. Ficou amplamente conhecida com Josef Breuer e Sigmund Freud no final do séc. XIX quando Freud se apoiava na teoria do trauma.
Atualmente, com algumas modificações, a regressão é uma forma de terapia altamente benéfica, desde que usada com critérios e conhecimento do profissional.
Quero deixar bem claro, que há muitos profissionais altamente capacitados em regressão, mas infelizmente, como em diversas áreas, há aquele que prometem o impossível.
Você já deve ter ouvido algo do tipo:
“... eu curo você em 5 sessões....”
“... você estará livre da sua depressão com UMA sessão de regressão...”
E coisas parecidas.
Não se deixe enganar. Procure pessoas sérias e responsáveis que sejam claras em explicar o método e honestas ao passar as informações que você procura.
A regressão é séria e deve ser feita somente quando necessário. Nunca por simples curiosidade. Quando seriamente aplicada, pode ser altamente benéfica nos tratamentos de fobias, ansiedade, depressão, além de outros distúrbios emocionais e psicossomáticos.
Quero apenas deixar registrado que o motivo de escrever sobre esse tema é a alta procura, no consultório, de pessoas que já passaram por regressão ou ouviram falar sobre o assunto. Confesso que fiquei assustado com o que ouvi.
Não brinque e nunca deixe que brinquem com suas emoções.
Até a próxima.
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 26
Conteúdo desenvolvido por: Renato Liberman Psicanalise e Hipnose. Atendimentos e cursos. [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |