Menu
Somos Todos UM - Home

Relação de mãe e filha e a auto-estima

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Ana Maria Guardado

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 1/17/2011 5:43:08 PM


                        

     A relação de mãe e filha é muito importante pois a filha geralmente se espelha na mãe, principalmente na idade infantil e começo da adolescência.Por isso quando as filhas são crianças elas costumam vestir roupas das mães, usar sapatos da mãe, isso é saudável e é uma forma de mostrar admiração pela mãe.    Quando o relacionamento de mãe e filha é conflituoso pode ser que a filha comece a ter uma auto-estima baixa que começou na idade infantil e vai até a idade adulta.


Caso clínico:Kátia tem 33 anos, é casada, tem dois filhos pequenos e cursa universidade.Me procurou porque tem a auto-estima  baixa.Se acha feia, gorda e muito insegura pra tomar decisões.Já teve ataques de pânico na rua, achando que algo de ruim aconteceria e ela morreria.Percebi que a maior causa da sua auto-estima baixa é o conflito com sua mãe.


A cliente sofreu muito na infância e na adolescência por causa da sua mãe e la a agredia constantemente, agredia com humilhações verbais na frente dos outros e batia nela também na frente das pessoas.


A mãe nunca foi amorosa, geralmente quando falava com ela era para critica-la ou exigir algo em troca.


Sua mãe era muito controladora, já chegou a trancar a cliente um mês no apartamento quando ela era jovem porque não queria que ela namorasse seu atual marido.Ela também colocava as pessoas para vigia-la pra saber o que ela fazia na rua.


Kátia se acha feia e ela sempre ouviu a mãe dela falar isso pra ela, que ela não era bonita como deveria ser e a comparava  com outras garotas.


Como a mãe sempre falava que ela deveria emagrecer, a cliente por anos ficou viciada em remédios para emagrecer, mesmo parando com os remédios ela está insatisfeita com seu corpo.


Todo adulto tem sua criança interior, a criança interior se manifesta de vez em quando nos adultos , mesmo quando eles não percebem.Uma criança que foi ferida se torna um adulto ferido, com a auto-estima baixa.


Às vezes acontece da pessoa se ``congelar no tempo`` como se ainda tivesse a insegurança da criança ferida.


Com Kátia , trabalhei sua criança interior, com esse trabalho ela ficou mais fortalecida como adulta , inclusive mais segura como mãe.Ela percebeu o quanto o relacionamento de mãe e filha são importante, por isso ela  tenta ser próxima dos filhos.


A cliente continua na terapia e la está trabalhando sua auto-estima e stá se sentindo mais forte e segura como mulher e também como mãe.





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Ana Maria Guardado   
Ana Maria Guardado Psicóloga (CRP 09/7577) Especializanda em Psicologia Transpessoal Terapeuta Holística,Constelação Familiar,Regressão e Progressão de Memória, Renascimento e Reiki Usui Psicoterapia individual, em grupo, casal e família Cursos, Workshops Grupo Google: www.groups.google.com/group/anamariaguardado Pessoal: (62)9988-51-46
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa