Menu

Resignificando a psicanálise

Atualizado dia 16/10/2006 23:17:02 em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por que psicanálise de orientação reencarnacionista? Na verdade, são duas ciências, dois conhecimentos que se interligam em direção à linha do avanço científico. Duas referências que fundem-se em prol do crescimento humano e em busca do autoconhecimento de nível avançado. Porque analisa "duas realidades" da pessoa-espírito: a concreta e material por nós plasmada na escola da vida, por onde passa a nossa infância com toda a sua história de ganhos e perdas registrada no inconsciente, e a nossa história mais remota de sucessivas e seculares vivências gravadas no arquivo da memória extracerebral.

Freud deixou-nos a base científica como referência para vôos mais altos na pesquisa do inconsciente humano. E assim tem sido feito por inúmeros estudiosos da psique e da alma humana, verdadeiros continuadores de uma obra ainda inacabada e que deixará uma base referencial ainda mais elevada para as próximas gerações de pesquisadores.

A reencarnação, sob o ponto de vista religioso e científico, é uma fase de provas em que o espírito, inevitavelmente, terá que passar. Porque é na escola da vida, errando e acertando em companhia de seus semelhantes, que ele crescerá consciencialmente ou permanecerá no mesmo nível de quando encarnou. E esta escolha dependerá, única e exclusivamente, dele mesmo.

A psicanálise de Orientação Reencarnacionista reconhece a importância do método psicanalítico no histórico da vida atual do paciente, pois é firmando bases investigativas no hoje que entenderemos o ontem. No entanto, assim como a psicanálise foi e ainda é para muitos profissionais da área da saúde mental, um método básico de orientação para a técnica de abordagem utilizada no consultório, por outro lado ela começa a dividir em grau de importância e de responsabilidade com a orientação reencarnacionista que, por sua vez, direciona o olhar transcendente no ontem, trazendo informações necessárias que irão associar-se ao conteúdo investigativo da pessoa-espírito.

São dois conhecimentos porque são duas situações: a do espírito encarnado na vida atual e a do espírito reencarnado em múltiplas existências anteriores. São, portanto, dois registros que precisam ser considerados e terapeuticamente trabalhados, associados ou isoladamente conforme a situação do processo terapêutico. Nada é fácil ou simplista para o psicoterapeuta em termos investigativos porque, invariavelmente, o quadro clínico do paciente assemelha-se a um jogo de quebra-cabeças em que as peças dispersas, aos poucos, precisam ser reunidas e encaixadas.

Uma revivência é apenas uma revivência, nada mais que uma revivência de situação ou fato que envolveu a pessoa-espírito no passado. No entanto, considerando-se que trazemos um comportamento padronizado, para a psicoterapia assim como para a própria pessoa a experiência poderá ser valiosa sob dois importantíssimos aspectos: comprovar que a sintonia de suas queixas atuais está vinculada ao passado desta, de outra ou de outras vidas, passando a contribuir de uma forma elaborativa para o imprescindível processo de conscientização do paciente com relação às origens de seus sintomas atuais. Segundo: contribuir significativamente para que a pessoa-espírito, mediante a experiência transcendente da regressão, desperte para a importância do cultivo de sua identidade espiritual através das opções que preferir.

Em termos de investigação do inconsciente humano, a psicanálise continua sendo um pilar metodológico, porque ainda significa o que mais de seguro temos para analisar as consequências do histórico de vida no psiquismo de uma pessoa. Por outro lado, ressignificando a importância da psicanálise pelo natural avanço científico na área da saúde mental, a orientação reencarnacionista, longe de provocar divisões ou gerar grandes polêmicas, vêm qualitativamente somar no sentido de disponibilizar ao profissional da área, acesso a um conhecimento que poderá acrescentar, e muito, em sua práxis terapêutica.

Estou convidando pessoas que estejam interessadas (terapeutas ou leigos) em participar de um grupo de estudos online, com contato via messenger, cujo objetivo é trocar idéias a respeito da Psicanálise de Orientação Reencarnacionista.
Interessados: escrever para [email protected], disponibilizando a inscrição de seu endereço eletrônico.

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa