Resumo do Bhagavad- Gita (II)



Autor Marcos Spagnuolo Souza
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 27/12/2007 19:06:47
Adorações a Deus
Para adorar a Deus basta oferecer a Ele com devoção uma folha, uma flor, um fruto ou apenas água. Qualquer coisa que uma alma corporificada oferece a Deus Ele aceita como oferenda desde que seja de uma alma piedosa e sincera. A maior adoração a Deus é oferecer a Ele o nosso desapego ao mundo material inclusive o desapego ao nosso próprio corpo material.
Onde encontrar a paz
A alma somente consegue a Paz através da percepção divina e onde existe paz existe felicidade.
O Verdadeiro Conhecimento
Neste mundo há três tipos de conhecimento: conhecimento perecível, conhecimento imperecível e conhecimento absoluto. O conhecimento perecível é sobre a totalidade dos seres viventes; o conhecimento imperecível é sobre a alma; o conhecimento absoluto, o mais elevado é o conhecimento do Espírito Supremo, sobre o Senhor Eterno e infinito que preenche e mantém o mundo superior, intermediário e inferior.
O verdadeiro conhecimento não é apenas teórico e sim vivencial refletindo a modéstia; sinceridade; mansidão; paciência; retidão; submissão ao mestre; pureza; constância; domínio de si mesmo; indiferença pelos objetos dos sentidos; falta de egoísmo; ausência de idolatria pelos filhos, esposa, moradia; igualdade de ânimo nos acontecimentos agradáveis e desagradáveis; exclusiva devoção a Deus; retiro em lugares solitários; aversão ao Mundo; aplicação assídua ao conhecimento sobre Deus; reflexão sobre os males inerentes ao nascimento, à decrepitude, a enfermidade, a dor e a morte.
O Homem Sábio
Merece o nome de sábio aquele que renunciou a todos os desejos, está sempre tranqüilo porque está situado fora do ódio, do amor e das paixões, não se deixa afetar por nada que existe no mundo.
O sábio é aquele que não entristece com nada e não fica triste nem por causa dos mortos nem por causa dos vivo. O sábio é sereno e imperturbável no meio do prazer e do sofrimento, somente o sábio atinge a imortalidade.
O homem sábio é aquele que consegue ultrapassar todas as ilusões ficando totalmente indiferente ao que se disse ou dirá, permanecendo em constante transe transcendental consciente de Deus buscando a alegria em seu próprio interior.
O sábio possui consciência que não ação é não desejar nada, estando desapegado dos resultados do seu trabalho. Cumpre o seu dever sem desejar nada em troca. Está ciente que não agir é não ter nenhum tipo de apego.
O sábio age sem ser impelido pelo desejo, não tem apego ao fruto da ação e vive sempre satisfeito e independente apesar de se engajar na ação. Livre de anseios e esperanças, mantendo disciplinado o corpo e a mente, renunciando a todo tipo de possessividade e executando apenas os atos se liberta do mutável. Estando livre do apego, sem sentir ódio nem medo se purifica.
Sábio é aquele que está sempre satisfeito com tudo que recebe e superou os "pares contrários". Está liberto da má vontade, inalterável no sucesso e na adversidade, mesmo que execute alguma obra não fica preso a ela.
Sábio é o homem que não sente prazer com as coisas exteriores e encontra satisfação, deleite e luz em seu interior.
O sábio mantém-se inalterável em meio ao calor e ao frio, alegrias e pesares, honra e desonra. Está satisfeito com o conhecimento que possui de si mesmo, do equilibro que atingiu e observa da mesma forma o barro, a pedra e o ouro.
O sábio está sempre em recolhimento espiritual e indiferente a tudo que existe no mundo dos sentidos. O sábio vive isolado em solitário retiro, com o pensamento e o corpo subjugado, livre de anseios, esperanças e possessividade. Está sempre em consagrada união mística e adorando o Uno.
O sábio vê Deus em todos os seres e todos os seres em Deus e em toda parte percebe a ligação de tudo com Deus. O sábio percebe Deus presente em todas as criaturas, vendo o senhor como habitante espiritual de todas as forças, todas as coisas e todos os seres. Reconhece que todas as numerosas variedades de seres radicam em Deus unicamente em Deus.
Sábio é aquele que permanece sem desejo, não se sente impulsionado pela bondade, paixão e ignorância, mantendo-se tranqüilo e alheio às três ações possíveis (bondade, paixão e ignorância)
Atitudes Corretas da Alma Corporificada
Lute apenas por lutar sem pensar em perda ou ganho, em alegria ou tristeza, em vitória ou em derrota, pois, agindo desse modo não acumula karma.
Abandone o desejo de vitória ou de derrota, execute o seu trabalho sem apego ao resultado. Abandone todo sentimento de posse.
Deve cumprir sua missão aqui na terra e não viver reclamando. Controle os sentidos mantendo a mente estável. Não fique agitado pelos desejos, pois, quem não se deixa agitar pelos desejos fica em paz.
Liberte-se do trabalho motivado pelo lucro mantendo-se bem distante das ações abomináveis. Os que fazem seu trabalho com inteira devoção, sem apego a resultados, conseguem se libertar do nascimento e da morte atingindo a perfeição.
Não servir ao império dos sentidos que são pedras no caminho impossibilitando a salvação. Vive em vão quem vive apenas como um servo dos sentidos. Quem está no caminho correto não se ocupa na procura dos prazeres dos sentidos. Cumpra o seu dever e não se preocupe com as obrigações dos outros.
Executar os atos com o corpo, pensamento, intelecto, e mesmo com os simples sentidos, sem abrigar qualquer apego. Não se regozija com o que é agradável, nem se aflige com o desagradável.
Aquele que, neste mundo, antes de livrar-se do corpo aprende a resistir aos impulsos do desejo e do ódio, goza de união espiritual e vive feliz.
Não comer em excesso ou jejuar com exagero, não dormir exageradamente ou se entregar às prolongadas vigílias. Deve ser cometido em alimentar-se e divertir-se, regrado em todos os seus atos e moderado no sono e na vigília.
Melhor que o esforço perseverante é o conhecimento; melhor que o conhecimento é a meditação, e preferível à meditação é o desapego ao fruto de todo o trabalho.
A alma corporificada deve ter por objetivos: a sinceridade, perseverança na busca do conhecimento verdadeiro, benevolência, domínio de si mesmo, devoção, estudo dos livros sagrados, austeridade, retidão, mansidão, veracidade, ausência de cólera, abnegação, tranqüilidade de ânimo, ausência de maledicência, compaixão por todos os viventes, impassibilidade diante da tentação, doçura, modéstia, paciência, firmeza, pureza, misericórdia e recato.
A alma ainda neste corpo deve lutar com todas as suas forças para obter a iluminação, pois, é muito difícil obter um corpo humano na próxima vida.
Obs: Continuamos o resumo no próximo artigo.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcos Spagnuolo Souza Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |