Menu
Somos Todos UM - Home

Saúde na ponta das agulhas.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor João Jarnaldo de Araújo

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 23/06/2010 16:17:21


 


A Acupuntura é reconhecida na nossa atualidade como uma forma altamente sofisticada e eficaz no tratamento holístico e alternativo no campo da saúde. O mais antigo registro que temos da Acupuntura data de período anterior à era cristã, conforme relatos contidos no livro clássico de medicina do Imperador Amarelo. Na Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura, desempenhou segundo dados históricos e transcritos biográficos, papel cruciante no tratamento de saúde nos últimos 5000 anos, aliada à Orientação nutricional, à fitoterapia, exercícios bioenergéticos, como o Tai-chi-chuan, dentre outros.
Para começarmos a assimilar como funciona esta terapêutica, necessário se faz famializarmo-nos com aspectos da Filosofia, religião e medicina chinesa: O Tao, O yin e Yang, os oito princípios os cinco elementos e os três tesouros.
O TAO é descrito como "o caminho da vida". As Leis do Tao defendem a moderação, viver em harmonia com a natureza e a busca do equilíbrio total. Apregoavam que temos três tesouros, que funcionam como nosso combustível existencial: o Chi, o Shen e Jing.
O CHI pode ser descrito como a energia ou força vital que da consistência a todo o existir, impulsionando todas as células do corpo, de sorte a fazer sustentar, defender e nutrir o indivíduo, mantendo-a saudável, controlando intempéries no campo físico e emocional, dando-nos literalmente a VIDA.
O CHI É um fluxo invisível e intangível de energia, que flui através do corpo, via ductos energéticos, denominados MERIDIANOS. Conta-se 12 meridianos principais, seis yins e seis yangs e diversos outros menores e adjacentes, formando assim, uma rede ou teia energética pelo corpo.
Cada meridiano recebe um nome, de acordo com o órgão ou víscera com o qual o mesmo detém relação de correspondência, sendo os principais o meridiano do pulmão, do Intestino Grosso, do Pericárdio, do Intestino Delgado, do Fígado, da Vesícula Biliar, do Estômago, do Baço - Pâncreas, da Bexiga, do Rim, do Triplo Aquecedor e do Vaso Governador. Ao longo dos meridianos, temos 365 acupontos principais. Estes, para efeito prático, convencionaram-se serem nominados com as respectivas iniciais do nome e correspondente numeração, ex: VB34, E41, C7, etc.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor João Jarnaldo de Araújo   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa