Menu
Somos Todos UM - Home

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Ethel Peisker

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 5/30/2006 11:41:29 PM


“Ao se iniciar o Século XXI, a humanidade está sendo espremida entre desertos, que avançam, e mares, que invadem terra adentro. A civilização está sendo forçada a recuar por forças que ela mesma criou. À medida que populações aumentam, as porções habitáveis do Planeta encolhem.”
As palavras de Lester Brown, um dos maiores cientistas e ativista ambiental da atualidade soam como um aviso, um alerta, feito em seu livro Eco-Economia.
Após uma profunda análise de civilizações que nos precederam, e desapareceram, ele propõe uma economia em novos moldes cunhada de eco-economia, que como o nome sugere, faz um casamento entre os ecólogos e os economistas, uma nova estrutura sustentável, um novo modelo de cuidar e administrar os recursos naturais da Terra, que ao contrário do se imaginava alguns anos atrás, são finitos.
Continua o autor:
“Os indicadores econômicos do último meio século revelam um progresso extraordinário: como mencionado anteriormente, a economia aumentou sete vezes, entre 1950 e 2000; o comércio internacional cresceu mais rapidamente ainda; o Índice Dow-Jones, indicador largamente utilizado para as ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, subiu de 3.000 em 1990 para 11.000 em 2000. Era difícil não ficar otimista quanto às perspectivas econômicas de longo prazo, ao se iniciar o novo século.
Mas esse otimismo desapareceria se houvesse uma análise dos indicadores ecológicos. Praticamente cada indicador global estava orientado na direção errada. As políticas econômicas que geraram o crescimento extraordinário da economia mundial são as mesmas que estão destruindo seus sistemas de apoio. Por qualquer medida ecológica que se possa conceber, são políticas fracassadas. Um manejo inadequado está destruindo florestas, pradarias, pesqueiros e terras agrícolas _ os quatro ecossistemas que fornecem nosso alimento e, com exceção dos minerais, toda nossa matéria-prima também. Embora muitos de nós vivamos numa sociedade urbana de alta tecnologia, dependemos dos sistemas naturais da Terra da mesma forma que nossos ancestrais caçadores _ catadores dependiam.”

A economia cresce, mas a que preço? Há coisas sendo consumidas e devastadas que não poderão ser repostas.
Que direito essa geração tem de solapar os recursos do Planeta de forma tal, que seus filhos e netos talvez não tenham água ou comida sufficiente?
Pois com o aquecimento global, que já gera drásticos desequilíbrios no clima, apresentando temperaturas extremas, e catástrofes em níveis nunca vistos, prevê o degelo não só das calotas polares, mas do continente da Islândia cuja capa de gelo de dois km de espessura, virando água, fará o nível dos mares subir até sete metros.
Além de fazer sumir a maior parte das cidades costeiras, inundará as planícies onde se cultivam os alimentos.
Ao ler estes dados, sinto-me inquieta e um pouco angustiada, por que tudo acontece bem debaixo do nosso nariz e fazemos sempre de conta que não é conosco.
A saúde planetária corre sério risco, e nós, grudados na crosta do Planeta, estamos tão envolvidos em tapar os ouvidos e os olhos, como se não nos disesse respeito, preocupados com a cor da moda, o próximo rebolado...ou com a outra dimensão, só que por enquanto estamos nesta aquí.

Como nossa visão é míope em relação às questões ambientais. Temos avançado em alguns setores, mas muito pouco pela urgência que requer o assunto. Urgem mais políticas públicas com programas de preservação, mas sobretudo de conscientização – educação ambiental, ecológica.
Só que esta começa por nós. Se nem eu me conheço, não sei quem sou, como vou me importar com o outro, ou com o ambiente que me cerca?

Isso me faz lembrar uma frase profética proferida por um nativo de uma tribo sioux:
“Será que só depois que a ultima árvore for cortada, que o ultimo rio for envenenado, que a terra for estéril, será que só depois o homem vai perceber que dinheiro não se come?”

TUDO COMEÇA POR NÓS!
Como Ghandi já disse, comece a criar o mundo que você quer, por você mesmo.

Ethel Peisker é psicóloga e consultora on-line.
Visite seu site link
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Ethel Peisker   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa