SEMELHANTES MAS DIFERENTES



Autor Mônica Turolla
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/9/2011 10:28:58 PM
Somos todos semelhantes nas emoções, nas reações, todos sangramos, sentimos dor, desejamos ser felizes, bem sucedidos, saudáveis, prósperos...
Por que então alimentamos preconceitos, desejos de vingança e outros sentimentos parecidos, se sabemos o que é estar triste, decepcionado, sozinho, ser discriminado, sentir dor?
Não faz sentido. Imprimir dor no outro, não reduz a nossa.
E onde residem as diferenças?
As diferenças residem nas experiências que vivemos, na intensidade da percepção dos acontecimentos, na nossa postura diante das dificuldades, na nossa capacidade de reconhecer as bênçãos existentes na nossa vida, etc.
Assim como desejamos ser aceitos, respeitados, é uma boa idéia lembrarmos sempre que poderíamos ser o outro naquele momento.
Poderíamos estar nos sentindo daquela forma, ver a vida daquele jeito, considerar aquelas possibilidades.
A paz reside em não nos abalarmos diante das diferenças, pois elas não existem na realidade, as diferenças são apenas uma variação na intensidade e forma de percepção da vida.
Nossas perturbações advém comumente de não nos "conformarmos" como a forma de viver do outro.
Já pensaram que o outro também pode não se "conformar" com a nossa maneira de viver?
Tão mais fácil e tranquilo aceitar e respeitar o outro, evitar julgamentos e exercitar a compreensão, não é? É.
Mas é uma coisa difícil, senão quase uma missão impossível, considerando que a nossa cultura costuma prestar atenção no que o outro está fazendo ao invés de buscar aspectos que possamos aprimorar em nós mesmos.
Tudo que cresce necessita de plantio, podemos a partir de agora, refletir sobre isso, contribuindo para que aqueles que nos rodeiam sejam mais felizes, procurando não nos sentir vÍtimas de julgamento ou preconceito, e contribuindo também para a nossa felicidade, aprimorando nossas qualidades e sentindo-nos cada vez mais capazes e competentes, utilizando nossos "erros" como aprendizado e não motivos de "auto flagelação".
Mônica Turolla
09/01/2011
www.monicaturolla.com









desbloqueio emocional - EFT e Three in One Concepts, coaching, terapia de regressão, hipnoterapia, florais, reiki, acupuntura Cursos e Atendimento presenciais e online E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |