Menu
Somos Todos UM - Home

SEMPRE ALERTA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Teresinha Gonçalves da Silva

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 6/22/2005 8:28:47 PM


Tudo combinado, tudo pronto, lá vamos nós. O ônibus partiu cerca de 20:30h. Os pequeninos sentados em três no banco, os maiorzinhos no meio do ônibus e os grandes, os ”seniores” na parte de trás. Os pais, tios, avós e simpatizantes dando os tchauzinhos do lado de fora. Ah!!! Isso não pode faltar: fotografias, filmagens...

Para uns era a primeira viagem: os lobinhos; é assim que eles são chamados, tão pequeninos ... e dormir fora de casa para alguns pais, titubeantes: “Ah! Meu filho dormir fora... Será que ele vai ficar bem? Será que vão cuidar dele direitinho? E se ele chorar a noite... e eu não vou estar lá pra cuidar do meu bebê?” Outros, já experientes em acampamentos pois já acamparam várias vezes; mas sempre é uma aventura.

Todo mundo feliz, dentro do ônibus. Ah! Essas canções escoteiras, que lindas não???
Como eles são incansáveis!!! Bem, mas a viagem está só começando; é claro que o fôlego está firme. Chegamos... Nossa!!! Aquela estradinha estreita, que medo... do outro lado uma ribanceira; mas o motorista, muito cuidadoso, foi direitinho e o nosso anjinho da guarda está SEMPRE ALERTA, certo?

Que local lindo!!! Agora é tirar tudo do ônibus, descarregar aquele monte de coisas; era quase meia-noite!!! Mochilas, sacos de patrulhas, caixas de mantimentos, essas coisas aí que eu não entendo muito, mas de que ouço sempre minha filha falar... Tudo descarregado, o ônibus foi embora... Ei, espera aí??? Cadê as barracas novas que foram compradas para esse acampamento??? Será que ficaram lá? Não... elas vieram, eu vi quando as colocaram no ônibus. Que pena, não vamos poder usufruir das barracas novas! Aí então, o Marcão (aquele resolve tudo, sabe...) pegou seu carro e foi atrás do ônibus. Não é que ele chegou de volta com as barracas? Estavam escondidinhas no porta-malas do ônibus.

Tudo ajeitado; as chefes da cozinha preparam um leitinho quente e um lanchinho para todos. Organizar as coisas; cada patrulha montar suas barracas; que trabalhão! Mas é tudo festa... alguns ficaram horas ali para conseguir montar suas barracas.

Bem, vamos dormir, pois às 6 horas é a alvorada; o chefe apita e tudo mundo tem que levantar correndo!!! Cada patrulha tem suas funções, tem que cumprir tudo direitinho senão perde ponto. Ah, esses chefes, são muito exigentes!!! Acho que eles judiam dos nossos filhinhos... tadinho deles...

Nossa... são incansáveis, quantas atividades, não param!!! Mas eles estão o tempo todo alegres, felizes, então não é ruim assim?!? Hora do almoço: alegres e felizes, todos usufruem de uma bela refeição preparada pelos chefes Lucia, Teresinha, Elza, Maurício e Jô.

A chefe Mariza, a chefe Dulce e o chefe Francisco cuidam dos escoteiros; o chefe Gabriel cuida dos seniores, e os chefes Alexandre, Marcela, Patrícia, Márcia e Filipe cuidam dos lobinhos. O Chefe Aníbal e o chefe Zero coordenam todas as atividades.

Quantas atividades!! Eu vi a da corda... o chefe desmanchou o nó, todo mundo caiu ... se liga meu, fica esperto! A vida não dá mole, não!!! E os seniores pescadores, se eles dependessem do peixe... O chefe disse que essas atividades os preparam para a vida. É verdade! No dia-a-dia, nós pais, não estaremos lá para defendê-los; eles têm que aprender a ser fortes, a criar estratégias, a se defender, a buscar seus lugares na vida rapidamente... Tem aqueles mais saidinhos, tem aqueles mais tímidos, inseguros, mas no final todos fazem suas atividades com sucesso; eles têm que enfrentar cada situação! têm que fazer sua própria comida! Ah! O cachorro comeu os pães das escoteiras... e agora??? Aprendem a organizar seus pertences pessoais, o equipamento coletivo, aprendem o respeito pelas pessoas, pela sua pátria, trabalho de coletividade, de grupo.

Bem, chegou o final do domingo; é hora de levantar acampamento, tudo em ordem, tudo no ônibus, depois de uma oração, partimos. Espera aí, o ônibus está muito pesado, tem que descer uma parte do pessoal, pois a estrada é de pedregulho e íngreme; o ônibus não quer subir! Caminhamos por um pequeno trecho da estrada, um pedacinho só, para o ônibus passar a subida... Como eles cantam o tempo todo, a lua ilumina tudo, que linda!!! Pensei que eles estariam cansados!!! Fizemos boa viagem, tudo em paz, chegamos... os pais, avós e simpatizantes estavam lá, firmes e fortes esperando por nossos pequenos heróis.

É isso ai, Escoteiros, SEMPRE ALERTA!!!

Teresinha Gonçalves da Silva
[email protected]

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Teresinha Gonçalves da Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa