SENTIMENTO DE SOLIDÃO



Autor Teresa Cristina Pascotto
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 07/07/2010 13:52:29
O pior sentimento de solidão que existe, é aquele que vem da alma. Podemos estar rodeados de pessoas, família, filhos, companheiro e amigos, mas mesmo assim nos sentimos solitários.
Muitas pessoas, vivem relacionamentos desgastantes, frustrantes ou destrutivos. Outras se humilham e se submetem diante de um companheiro, e perdem-se de si mesmas. Há aquelas que terminam um relacionamento e já entram em outro, de forma compulsiva. Algumas, tem um relacionamento estável, mas precisam sempre ter um outro alguém para se relacionar paralelamente. Várias outras, "fazem de conta" que são felizes em seu relacionamento.
Por que as pessoas se sujeitam a isso? Para alguns, vale qualquer coisa ou sacrifício, só para não sentirem a dor esmagadora da solidão.
Existem também pessoas que, após algumas tentativas fracassadas em relacionamentos, desistem de se relacionarem e tornam-se solitárias. Apesar da dor inicial, depois de certo tempo se "anestesiam" inconscientemente, de forma a não sentirem mais dor. O perigo aqui, é que a pessoa acredita que está muito bem sozinha. Neste caso, a dor da solidão existe, mas é muito menor. Esta pessoa acredita que quando tem um companheiro, vive com medo de perdê-lo e, para ela, viver o tormento do medo da perda e da provável solidão, é muito pior.
Seria muito adequado uma pessoa viver sozinha, por qualquer período que fosse, pois quando aprendemos que podemos viver sozinhos, sem necessitar a presença de um companheiro, podemos finalmente perder o medo, e passamos a nos relacionar de forma mais saudável, simplesmente pelo desejo de ter alguém ao nosso lado e não mais pela necessidade e dependência de ter o amor do outro. Esta seria uma excelente experiência. Mas nem todos conseguem isto.
Então, vou apontar um bom recurso, para aliviar da dor da solidão. É o caminho "para dentro de si". As pessoas que se sujeitam a viver relacionamentos infelizes, normalmente fazem isso, pelo temor de não serem desejadas, amadas e aceitas em sua totalidade e, assim, serem rejeitadas. Pelo medo da rejeição e por não sentirem-se seguras, aceitam essa triste condição.
No caso de uma pessoa temer ser rejeitada e abandonada, e viver na solidão, a primeira pergunta que deve se fazer é: onde e como eu mesma me rejeito e me abandono? O que há de tão ruim em mim, que faz com que eu mesma não me aceite, e que me faz acreditar que não serei aceita pelo outro?
Bem, este é o início de uma busca interna. É justamente porque as pessoas não se aceitam em sua totalidade, que se submetem a viver com "qualquer tipo de pessoa", em qualquer tipo de relação.
Para uma pessoa conseguir se aceitar, ela precisará conhecer mais sua realidade interna. Nesta realidade, ela encontrará tudo o que há de mais sublime e iluminado, mas também encontrará aspectos de sua negatividade e destrutividade, os quais abomina. É por causa destes aspectos, que inconscientemente a pessoa sabe que tem, que ela mesma não se aprova.
É somente na tomada da autoconsciência, descobrindo quem é de verdade - em sua Luz e em sua sombra - que a pessoa poderá começar a se amar.
Mas o maior temor, inconsciente, para maioria das pessoas, é entrar em contato com sua própria negatividade.
Porém, espiritualmente falando, não existe o "certo e o errado", o "bom e o ruim". Na verdade, em essência, tudo é Luz. Todos os nossos aspectos negativos, são virtudes, são aspectos positivos, que entraram em desequilíbrio e se negativaram. Nossa sombra pode ser entendida como parte de nossa Luz, que se "esqueceu" que era Luz, e se negativou. Com este olhar, podemos compreender que, quando constatamos algo negativo em nós e o aceitamos, e apenas desejamos superá-lo, sem lutar contra e sem a necessidade de eliminá-lo, ocorre como uma "reconversão", do negativo para o positivo. Digamos que "a sombra se reconverte em Luz, sua verdadeira essência".
Aos olhos espirituais, isso tudo é muito belo e divino, faz parte da existência humana. Se Somos Todos Um, é porque somos iguais, em Luz e Sombra. Não há porque alguém sentir-se inferior aos outros, só por conter aspectos destrutivos dentro de si.
Se as pessoas mergulharem em si mesmas para uma busca profunda, encontrarão suas verdades. Se aceitarem tudo o que encontrarem, em sua totalidade, sem auto-rejeição, com certeza começarão a se gostar mais, sua auto-estima se elevará, o auto-respeito acontecerá. Com isto, uma pessoa assim, que se aceita e se aprova, não mais se sujeitará a estar presa em um relacionamento deprimente, só para não ficar sozinha.
Ao se conhecer melhor, a pessoa aprenderá a relacionar-se consigo mesma de forma mais saudável e a ter prazer nisso. Somente quando conseguimos esta relação, primeiro conosco, é que estamos muito mais prontos para um relacionamento com o outro.
Certa vez, li um livro do Osho, em que ele dizia que existe uma diferença entre solitude e solidão. "A solidão é a ausência do outro, a solitude é a presença de si mesmo".
Então, viva sua solitude, aprenda a se aprovar, se apreciar, se aceitar. Com certeza, descobrirá o ser humano especial que você é. Quando uma pessoa se gosta, ela acredita que os demais também gostarão dela e, assim, não teme ser rejeitada.
Mas, caso alguém a rejeite, ela aceitará e não ficará em busca de migalhas, pois poderá compreender e aceitar que, por algum motivo, essa determinada pessoa, não a aprecia e aprova plenamente. Desta forma, poderá se abrir, para que outra pessoa, que a respeite e a aceite em sua totalidade, chegue em sua vida.
Descubra o ser divino que você é, e nunca mais se sentirá sozinho. E lembre-se, Deus está sempre a seu lado.









Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |