SER MESTRE



Autor Maria Luiza Silveira Teles
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 06/05/2005 12:07:11
Quem aspira a ser mestre não deve pensar que vai apenas andar na frente, mostrando o caminho. Deve lembrar-se que, muitas vezes, tem que estar junto, sentindo o medo e as aflições de seus discípulos.
Quem guia tem a enorme responsabilidade de ter não só um comportamento exemplar, mas um comportamento e um discurso que demonstrem a sua fé em Deus, na vida e nos homens. Tem que ter alegria e paixão. Deslumbrar-se com as coisas de Deus e as coisas dos homens. Muitas vezes, quando seus discípulos choram, nada poder fazer senão chorar com eles, apenas sempre exortá-los à esperança.
Ser mestre não é colocar-se como autoridade ou como dono do saber. Porque, seja qual for a nossa posição no mundo, a vida é um aprendizado constante e mesmo as pessoas mais ignorantes têm sempre muito a nos ensinar.
Ser mestre é colocar acima de si próprio e de suas necessidades, as necessidades e o bem-estar de seus discípulos. Por isso, a função é sublime. Se for de outra forma a pessoa será comum e não terá nada a dar.
Por estas razões só devem aspirar ao magistério os dadivosos, generosos, humildes e sábios. Aqueles que, sobretudo, amam profundamente o ser humano e vêem nele o próprio Criador.
Melhor é renunciar à função de mestre quando não se é desprendido e não se tem o carisma da liderança. Deus ama muito mais àqueles que sabem varrer bem uma rua e cumprem sua função com alegria e amor, do que àqueles que,
pomposamente, se autodenominam pastores de alma, sem serem o mais humilde de todo o rebanho.
Maria Luiza Silveira Teles
Professora universitária, escritora, especialista em Psicologia, Sociologia e Filosofia, terapeuta Reiki.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 9




Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |