Será que você tem ouvidos para ouvir?
Atualizado dia 14/10/2023 21:50:48 em Autoconhecimentopor Paulo Tavarez
Note que isso não tem funcionado. Está na hora de você entender que o seu papel nessa Terra se resume a participar, testemunhar, aceitar e entregar-se ao que está sendo feito, sem nenhum tipo de reação, pois o que acontece é sempre o melhor, mesmo que você não concorde com isso. Nada está conspirando contra.
Não há nada de absurdo nessas afirmações, mas, para compreender isso, será necessário que você passe por uma mudança de perspectiva da realidade, pois a vida segue obedecendo a uma lógica que você, infelizmente, ainda desconhece, e por isso sofre.
Deus não escreve certo por linhas tortas, escreve certo por linhas certas, é a apenas a sua visão que é torta. Todas as vezes que você interfere, apenas atrapalha. Você cria uma bagunça gigantesca, sem perceber, e passa a vida tentando arrumá-la. Por que tudo isso? Não convenceu-se ainda que o único problema é você? Por que não deixar que a própria Vida assuma o comando? Um dia você irá compreender que você é essa mesma Vida!
Entenda, você nunca esteve no controle, mas as suas demandas internas sim, são elas que determinam a natureza de suas provas. Que demandas são essas? Simplesmente, são todas as experiências passadas que, por falta de recursos emocionais, não foram bem elaboradas e precisam de uma ressignificação, pois estão concentradas de carga afetiva. Elas recebem uma coordenação do próprio Universo para serem atendidas, surgem de uma fonte quase sempre desconhecida, de campo inconsciente e estão em um patamar de poder superior ao seu.
A humildade de saber que nada depende de ti é extremamente libertadora, pois quando você assume o controle a coisa desanda, justamente por não tratar-se de você. Na verdade, são os seus desejos que assumem a direção, e eles retratam toda a contextura de um falso eu. São os desejos que nos prendem na ilusão de uma existência fictícia, como um cavalo olhando para uma cenoura que nunca será alcançada.
Os desejos funcionam como o combustível de um mundo ilusório: o mundo de Maya. É preciso compreender que não é preciso desejar nada. O que mais você precisa? Sendo eterno, consciente e pleno, o que te falta? Você precisa apenas assumir a sua Verdadeira Natureza, só isso, e por isso viestes a esse mundo. Na verdade, você precisa conhecer-se, entender que o objetivo da existência é realizar aquilo que já existe.
O mestre Jesus dizia que o Espírito está pronto, mas a carne é fraca. O que acha que ele queria dizer com essa máxima? Simplesmente que estamos prontos, não há o que melhorar, apenas livrar-se da influência da carne fraca, da identificação como o corpo, com os desejos e necessidades que nos prendem aqui. Entretanto, para lograr êxito nessa missão, é preciso livrar-se do ego, desapegar-se dos desejos e de falsas necessidades, perder o interesse pelo mundo, perder interesse por conquistas, desprezar sonhos ou vitórias, enfim, por qualquer coisa que possa prender o seu interesse. É preciso desinteressar-se do mundo para transcendê-lo. Felizes, na verdade, são aqueles que sofrem mesmo, pois serão eles os primeiros a desinteressarem-se por essa pretensa realidade. O sofrimento liberta, ao passo que o prazer escraviza. Tudo aquilo que valorizamos nos escraviza. O desejo nos faz ansiosos, preocupados, pois criam frustrações e revestem a nossa alma de ódio e revolta.
Sei que poucos terão condições de compreender a profundidade dessas palavras; poucos terão ouvidos para ouvir o que estou dizendo (ou olhos para ler), mas a semente está lançada. Cabe a você uma escolha: ou você continua vivendo na ilusão, apaixonado pelo mundo, ou acorda e transforma-se naquilo que você nasceu para ser. "Torna-te quem tu és", como dizia o filósofo alemão Friedrich Nietzsche.
Queira nada, faça nada, seja nada, pronto, você irá conhecer-se. Você estará bem, e todas as coisas boas só acontecem quando estamos bem. Enquanto estivermos mergulhados nas trevas abismais da ignorância, as únicas coisas que poderemos atrair serão sofrimento e dor. Todo desejo provocará algum tipo de dor; quanto mais você desejar, mais sofrerá. Toda ação sua deveria ser um ato de amor, pois só o amor desconstrói as mazelas da alma. Todas as vezes que você se inflar de importância, saiba que você estará sujeito às ações da própria Vida para desinflar esse não-eu.
Jesus ensinava que aqueles que se elevam serão rebaixados, e isso não pode ser apenas uma frase perdida nas escrituras; deve ser tratado como um ensinamento universal que traduza a dinâmica da condição humana.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 11
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |