Menu
Somos Todos UM - Home

SÍNDROME DE TOURETTE

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Heloisa Garbuglio

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/30/2005 7:48:24 AM


HIPNOSE ERICKSONIANA - Um caso em andamento

A Síndrome da Tourette é um distúrbio neurológico genético que foi inicialmente descrita pelo médico Jean Marie Itard, em 1825. Relatava o caso de um paciente que emitia sons semelhantes a latidos, além de verbalizar obscenidades nos momentos mais críticos da doença. É considerada uma doença grave que causa grande comprometimento psicossocial, causando sofrimento aos portadores e a seus familiares.

A Síndrome de Tourette se manifesta cerca de três a quatro vezes mais no sexo masculino do que no feminino. É encontrada independente da classe social. A análise de segregação familiar mostra que a ST é herdada de acordo com o padrão autossômico dominante com penetrância variável dependendo do sexo.

A criança com Síndrome de Tourette exibe muitos tiques motores involuntários e um ou mais tiques vocais durante a doença que, necessariamente, não são concomitantes. Os tiques são movimentos súbitos que vão desde os movimentos de cabeça, ombros, todo o corpo, caretas, piscar de olhos, até comportamentos repetitivos de tocar coisas e piscar os olhos. Os tiques vocais aparecem em algum momento da doença: fungar, tossir repetidamente, risos involuntários, pigarro e uma variedade de sons e gritos, havendo presença de ecolalia (repetição automática das palavras ouvidas; hábito ou mania de aconsoantar palavras) e coprolalia (impulso mórbido caracterizado pela repetição incessante de expressões obscenas). O início da doença se dá antes dos 18 anos. Um aspecto característico da doença é que os sintomas mudam com o passar dos tempos. Uma criança pode apresentar por uma determinada época "piscar os olhos e fungamento" e mais adiante aparecer ecolalia ou fazer "cleques com a língua". O diagnóstico é difícil e apresenta muitos sintomas associados à doença. O tratamento da ST consiste em duas abordagens associadas: o tratamento psicossocial e o farmacológico.
(continua)

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Heloisa Garbuglio   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa